Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carol Duarte avalia transformação: 'Prefiro minha versão feminina"

A atriz, quer interpreta Ivana/Ivan em A Força do Querer, falou ainda sobre ter deixado de se depilar para o papel

19/09/2017 10:03

Muitos atores se entregam até fisicamente para um personagem. Uns engordam, outros emagrecem, mudam o corte ou a cor do cabelo. Mas Carol Duarte, estreante em novelas na trama das 21h A Força do Querer, se transformou em um personagem masculino para dar vida à Ivan, uma jovem que passa por uma transição de gênero. Para o papel, ela, além de cortar os cabelos, parou de se depilar e se surpreendeu ao ver como seria se tivesse nascido homem. "É engraçado, fiquei surpresa, olha minha versão masculina. Como seria eu se tivesse nascido menino. Eu gosto, como atriz, de ter uma aparência diferente da minha como personagem. Acho ok minha versão masculina, mas gosto da feminina", contou ela, em encontro com alguns jornalistas, entre uma cena e outra da novela.


Ivana, na primeira fase. Ivan, na segunda fase do personagem. Foto: Rafael Campos e Estevam Avellar/ Tv Globo

A atriz falou que não depila as pernas desde o começo do ano e não se incomodou. "Eu ando de shorts, não ligo para isso. Tem tantos tipos de feminino. Essa personagem me fez compreender isso também. Para a gente ser mulher tem que depilar? Tem que andar de saia? Para ser homem tem que ser brutão? O que nos diferencia? Qual é o limite entre homem e mulher? Era uma provocação minha como atriz e até como pessoa me perguntar o que é ser um homem. Talvez a gente não precise se depilar, é só uma coisa social", avaliou ela, que agora já aparece com uma barba ralinha nas cenas. "Elas (as caracterizadoras) colocam pelo por pelo, é bem trabalhoso, demora 2 horas".

Carol contou que se "desliga" de Ivan assim que chega em casa. "Eu estou gravando muitas horas, mas quando chego em casa, preciso do meu momento. O ator tem que saber se desligar e, por mais que fique mexido, saber olhar para aquilo como um trabalho", falou ela, que tem uma carreira de teatro e comentou ainda a diferença de fazer novela." A dedicação tem que ser total, muitas horas, muitos meses para o personagem".

Realizada com o personagem, Carol disse que o mais importante é colocar a transexualidade em pauta. "Eu estava conversando com pessoas trans que me falaram estarem felizes. Fiquei preocupada quando comecei a fazer personagem, é muita responsabilidade falar isso. E quando me falam que estão feliz como o Ivan está sendo retratado, eu fico feliz demais. É o momento, em 2017, da gente se respeitar", falou ela, ressaltando que não recebeu comentários agressivos em suas redes sociais. "As pessoas escrevem 'Deus criou o homem e a mulher', esse tipo de discurso. Eu não bato boca com isso, não, acho que cada um tem a sua religião, e a gente tem que respeitar".

Cena de espancamento

Nos próximos capítulos de A Força do Querer, Ivan descobre que está grávida, mas vai perder o bebê ao ser espancada na rua. "Quando eu fiquei sabendo que o Ivan perderia o bebê por espancamento, fiquei em alguma medida triste porque isso acontece, mas é necessário isso ser posto na novela. Isso faz parte também desse mundo. As pessoas são mortas por conta disso. É importante isso aparecer na novela também", disse Carol.


Carol Duarte em nova fase do personagem, agora como Ivan. Foto: Estevam Avellar/ Tv Globo

"Ivan já teve cenas que foi, de alguma forma, agredido na rua ou verbalmente. Já teve uma prévia aí. Conversei com uma pessoa trans, e ela disse uma coisa terrível, falou que existe estupro corretivo. Isso é muito pesado. Acho é interessante colocar esse tipo de violência que acontece nas ruas, todos os dias, inclusive, enquanto estamos aqui conversando, provavelmente está acontecendo com alguém", completou.

Fonte: Quem acontece
Mais sobre: