Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação contra Covid-19 para idosos acima dos 85 anos começa em Teresina

A imunização ocorre em pontos de drive-thru das 9h às 17h

26/02/2021 16:22

Começou nesta sexta-feira (26) a vacinação contra a Covid-19 para idosos com 88 e 89 anos em Teresina. Ao todo, foram espalhados quatro locais de vacinação pela cidade. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que no sábado (27) serão vacinados idosos de 86 e 87 anos e, no domingo (28), é a vez da faixa etária de 85 anos. A imunização ocorre em pontos de drive-thru das 9h às 17h. 

Foto: Assis Fernandes/ODIA

Hoje quatro pontos foram montados em diferentes regiões da cidade: na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), bairro Pirajá; no Centro Universitário Uninovafapi, na zona Leste; no Teresina Shopping, também na zona Leste e no Centro Universitário Santo Agostinho, na zona Sul da cidade. No final de semana, além dos postos já citados, terá também o drive-thru de vacinação no Shopping Rio Poty, bairro Porequanto. 

Quem procurou os locais para vacinação não escondeu a emoção. “Senti uma emoção muito grande ao vê-las sendo vacinadas. Eu já agradeci a Deus e a todos cientistas que batalharam para esse feito grandioso para a humanidade”, disse uma acompanhante de idosas à O DIA TV.

“Ele aguardava demais por esse momento. Graças a Deus chegou. Eu fiquei muito emocionado porque estamos chegando a um período muito crucial da pandemia e, chegar ao tempo de vacinar, é uma vitória”, disse o filho do senhor Martins, de 89 anos.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que este é o quinto lote de vacinação enviado pelo Ministério da Saúde, que também definiu a divisão do público-alvo para evitar aglomeração. “Os idosos de 85 anos ficaram para o domingo porque o número é bem maior. Até lá, teremos cinco pontos de vacinação pela cidade”, resumiu. 

Documentação

A coordenadora da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Teresina, Emanuelle Dias, conta quais documentos são necessários para que os idosos tenham direito à vacina. 

“É necessário um documento de identificação com foto, com data de nascimento, CPF ou cartão do SUS e um comprovante de endereço para que a gente possa comprovar se o idoso é do município de Teresina”, lista.

Vale ressaltar que a vacina tem eficácia de cerca de 95% contra a doença e a única forma de estar imune contra o novo coronavírus. Nesta fase, está sendo aplicada a vacina de Oxford. 

Acamados

Os idosos acamados receberão as doses em domicílio através de equipes volantes da FMS, também por agendamento via site oficial da FMS. 

“Para os idosos na faixa etária de 80 a 84 anos, será iniciada vacinação apenas para os acamados, pois o município só recebeu 24% das doses destinadas para esse público. Quando recebermos mais doses, avisaremos a ampliação”, explica Emanuelle Dias.

Mais sobre: