Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Universitários ocupam reitoria da UFPI contra fechamento de curso

Alunos de Licenciatura em Educação no Campo temem que curso seja fechado; entrada dos estudantes gerou embate entre estudantes e seguranças.

08/08/2017 09:20

Estudantes universitários do curso de Licenciatura em Educação no Campo ocuparam o prédio da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na manhã de hoje. Os alunos temem que o curso seja cancelado pelo Governo Federal.

Reitor conversa com estudantes que fazem protestos na reitoria da Universidade Federal (Foto: Dinayana Nascimento/Arquivo Pessoal)

Segundo um dos estudantes que participa da ocupação, a coordenação do curso aguarda um edital, que foi prometido pelo Governo Federal, para a abertura de novas vagas. “Só que esse edital nunca saiu, e temos medo de que isso seja uma forma de cancelar o curso”, declarou o aluno. “Então ocupamos a reitoria, para sermos vistos novamente”.

Os alunos forçaram a entrada na reitoria e houve confronto entre estudantes e servidores da segurança da universidade. No empurra-empurra, um dos seguranças teria sacado a arma e ameaçado os estudantes.

Universitários ocuparam o Salão Nobre da Reitoria da UFPI (Foto: Dinayana Nascimento/Arquivo Pessoal)

De acordo com o estudante que conversou com o PortalODia, há cerca de 300 pessoas no local, entre estudantes, movimentos sociais, militantes dos Movimento dos Sem Terra e de movimentos pró-agricultura familiar. “Este curso foi conseguido graças à luta desses movimentos. Sem ele, a gente pode afirmar que filho de pobre não vai ter mais vez”, disse o estudante universitário.

O reitor da universidade, prof. Arimateia Dantas, estava no local e conversou com os ocupantes, mas o movimento continua.

Contrapartida 

Segundo a Coordenadoria de Comunicação da UFPI, o edital que é reivindicado pelo movimento deverá sair amanhã. O documento oficializa a abertura de novas turmas do curso de Licenciatura em Educação no Campo. O professor Luís Carlos Sales, diretor do Centro de Ciências da Educação, explica que o movimento foi feito por conta da demora para a saída do edital. “Agora que vai sair amanhã, o movimento perdeu o sentido”, comentou.

O professor argumenta que houve demora para a publicação do edital, mas que a UFPI ainda está dentro do prazo, já que as novas turmas serão iniciadas apenas no ano que vem.

A publicação foi comunicada aos membros da ocupação, e a administração da universidade pediu que o movimento delibere pela saída. 

Edição: Karliete Nunes
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: