Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Terminal do Parque Piauí só deve ser entregue em 2018

As obras estão em fase inicial após o impasse com a comunidade sobre o local de instalação do terminal.

17/03/2017 08:28

A obra do Terminal de Integração do Parque Piauí, na zona Sul da cidade, está iniciando agora e deve ser finalizada até o começo de 2018. Depois de vários protestos e ocupações na Praças das Ações Comunitárias, onde inicialmente o terminal seria construído, a Prefeitura de Teresina mudou o local da obra na metade do ano passado e direcionou a construção para um terreno privado quase em frente à praça. O terminal terá uma área construída de 3 mil metros quadrados e se enquadrará no mesmo padrão dos demais terminais de integração, com o mesmo funcionamento. 

Trabalhadores fazem serviço de fundação do terminal (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

De acordo com a engenheira da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Adélia de Melo, já foram feitas as escavações da área e os serviços estão em fase preliminar. “Estamos na fase de fundação, limpeza e terraplanagem. Começamos a fazer as sapatas e já fizemos as escavações. Depois desse momento, é que, de fato, começaremos a perceber a estrutura do terminal”, explica. 
Após a conclusão da obra, 20 linhas de ônibus da zona Sul, com 63 veículos, irão passar pelo terminal. A entrada será feita pela Avenida Henry Wall de Carvalho e a saída dos ônibus será pela Rua C, no Distrito Industrial. 
O superintendente de Desenvolvimento Urbano da zona Sul, Paulo Lopes, enfatiza que o local é de fácil acesso e vai atender todos do bairro. Segundo ele, todos os terminais estão em locais estratégicos e a integração vai trazer muitos benefícios à população. “O terminal é importante para a zona Sul, porque vai ajudar a mobilidade urbana da região, melhorando consideravelmente o conforto e o tempo de espera dos ônibus. Quando todos estiverem concluídos e o sistema começar a funcionar, esse benefício vai ser em todas as zonas da cidade”, argumenta. 
Já o gerente de Planejamento da Strans, Vinicius Rufino, ressalta que, paralelo ao terminal, a Superintendência está trabalhando no planejamento da operação. “O que deve acontecer é que a gente inicie a operação do terminal de forma gradativa, por conta da adequação do usuário. A ideia é colocar, inicialmente, só nos finais de semana, semelhante ao terminal da zona Sudeste, porque o volume de passageiros é menor”, afirma. 
 Segundo ele, essa familiarização com o sistema de integração precisa ser feita também com os operadores que trabalharão no funcionamento da integração. “Tudo isso é novo para todo mundo aqui em Teresina, embora nós tenhamos acompanhado a operação em outros locais. Os operadores estão acostumados a trabalhar de uma forma e, com os terminais de integração, a dinâmica é outra. Eles também precisam se adequar a esse novo funcionamento do terminal”, destaca o superintendente. 
Ao todo, a Prefeitura está construindo oito terminais em todas as zonas da cidade, que entrarão em funcionamento à medida que forem concluídos. Já estão em funcionamento, aos finais de semana, os dois terminais da zona Sudeste: do Itararé e do Livramento. Vinícius Rufino adianta que já estão avaliando os terminais da zona Norte, que devem começar a operar ainda este ano.
Edição: Virgiane Passos
Por: Karoll Oliveira
Mais sobre: