Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina realizou mais de 278 mil testes de Covid-19 desde o início da pandemia

Na capital piauiense, a testagem RT-PCR da população é realizada por 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela cidade

28/03/2021 17:41

Desde o ano passado, quando teve início a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Teresina, até a última sexta-feira (25), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou 278.300 testes para detecção da doença. Só em 2021 foram quase 56 mil exames, é o que mostram os dados coletados pela Gerência de Informação em Saúde da Atenção Básica (GISAB).

(Foto: Romulo Piauilino/Semcom)

Na capital, a testagem RT-PCR da população é realizada por 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela cidade, específicas para atendimento de síndromes gripais. “Todas estão aptas e os profissionais são treinados para coleta de material para testes de Covid-19. Os pacientes atendidos pelo médico são disponibilizados os testes”, diz Karoline Alencar, gerente do órgão.

(Foto: Romulo Piauilino/Semcom)

Além do atendimento e a realização dos testes, a FMS também mantém os Centros de Rastreamento e Testagem (CRT), outros espaços específicos para a realização do diagnóstico para o vírus, mediante agendamento prévio. Durante a consulta, o paciente indica todas as pessoas com quem teve contato, para que estas também possam ser submetidas ao mesmo procedimento.

(Foto: Romulo Piauilino/Semcom)

Para ter acesso aos testes, a população deve se dirigir a uma das UBS exclusivas para este tipo de assistência, voltado para casos suspeitos de contaminação pela Covid-19 do município. As unidades funcionam todos os dias da semana, das 7h às 19h, onde o paciente recebe atendimento médico com a requisição do exame de acordo com os sintomas apresentados.

Confira a lista de UBS exclusivas para atendimento de casos suspeitos de Covid-19:

Zona Sudeste:

UBS Carlos Alberto Cordeiro (Dirceu II)

UBS Todos os Santos

UBS Novo Horizonte

UBS Redonda

Zona Norte:

UBS Mafrense

UBS Santa Maria da Codipi

UBS Real Copagre

UBS Karla Ivana

UBS Cidade Verde

Zona Leste:

UBS Gurupi

UBS Taquari

UBS Planalto Uruguai

UBS Cidade Jardim

UBS Satélite

Zona Sul:

UBS Parque Piauí

UBS Hugo Prado

UBS Monte Castelo

UBS Irmã Dulce

UBS São Pedro

UBS Betinho

Fonte: Com informações da FMS
Mais sobre: