Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Servidores protestam em frente ao TJ contra exoneração em massa

Os manifestantes contestam o afastamento de 59 servidores concursados no município de Buriti dos Lopes

17/04/2017 11:13

Servidores municipais da cidade de Buriti dos Lopes se concentraram hoje (17) em Teresina, em frente ao Tribunal de Justiça (TJ), protestando contra a exoneração de 59 trabalhadores concursados que foram afastados de suas funções desde janeiro de 2017. A medida foi declarada pelo prefeito da cidade, Raimundo Nonato Lima. Entre os cargos atingidos estão professores, motoristas, enfermeiros e fonoaudiólogos.

Manifestantes se concentram em frente ao TJ em protesto contra a exoneração de concursados (Foto: Moura Alves/O DIA)

Com faixas escritas “quero meu emprego de volta”, os manifestantes pedem a reintegração de seus cargos. De acordo com informações dos servidores que participaram da manifestação, o prefeito apresentou uma liminar junto ao TCE (Tribunal de Contas) determinando que as nomeações dos concursados eram ilegais. Entretanto, após o prefeito apresentar o documento, o TCE revogou a medida declarando a legalidade das nomeações e mandando voltar aos cargos todos os servidores afastados. 

No entanto, o prefeito só deixou voltar ao cargo 21 dos 80 concursados, ou seja, 59 dos servidores continuaram exonerados. “Ele não cumpriu a decisão do TCE, então entramos na justiça”, declarou Pedro Henrique, servidor municipal que foi afastado.

A juíza Anna Victória Muylaert determinou no dia 28 de março a reintegração de todos os concursados. No entanto, o prefeito entrou com recurso de agravo de instrumento junto ao TJ-PI contra a determinação. Por esse motivo os servidores realizaram o protesto no Tribunal de Justiça.

No dia 10 de abril o TCE novamente deu parecer favorável aos concursados que foram exonerados. Os servidores aguardam novos posicionamentos do prefeito da cidade de Buriti dos Lopes e de entidades responsáveis a respeito de como ficará toda a situação dos trabalhadores. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Raisa Magalhães
Mais sobre: