Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semam vai criar três parques ambientais em Teresina; 12 serão revitalizados

O município pretende revitalizar outros 12 espaços de área verde na Capital além de investir na segurança dos locais

02/02/2021 11:04

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) informou que vai construir três novos parques ambientais em Teresina. Em entrevista à O Dia TV, a secretaria da Semam, Elisabeth Sá, afirmou que o projeto já foi licitado e que o município pretende revitalizar outros 12 espaços de área verde na Capital além de investir na segurança dos locais.

Foto: Assis Fernandes/ODIA


No início deste mês, Sá havia informado sobre um convênio entre o Ministério da Integração Nacional através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para criação desses novos espaços. O projeto segue em andamento.


“Um será o Parque da Pigoita, na Zona Sul de Teresina, outro será o Parque do Jacinta Andrade e o Parque do Vale do Gavião. Esses já estão em andamento e já temos adiantadas as tratativas junto à Secretaria de Planejamento e empresas licitadas”, disse.


A secretaria disse ainda que haverá investimento na segurança dos locais. Uma das ideias é a criação do Núcleo da Guarda Ambiental em cooperação com a Polícia Estadual Ambiental.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

“Estamos finalizando os termos de cooperação com o Batalhão da Polícia Ambiental, do Governo do Estado, que inclusive a sede é dentro do Parque da Cidade. Outra ideia muito boa que a gente acatou de imediato, é do Coronel Nixon, comandante da Guara Municipal de Teresina, que é a criação do núcleo da guarda ambiental, ligada à Guarda Civil Municipal (GCM)”, relata.

Equilíbrio ecológico

Os parques ambientais impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas e são essenciais para o equilíbrio ecológico e diminuição de temperatura de uma determinada região. Por isso, o gerente do Centro de Educação Ambiental, Rubens Luna, faz uma alerta para a gestão eficiente dos locais.

Foto: Assis Fernandes/ODIA 

“Essa realizada vai se tornar cada vez mais complicado no sentido de que a temperatura ambiente deve aumentar substancialmente nos próximos anos. Por essa razão, os parques de Teresina são essenciais para a sustentabilidade da cidade. É necessária que haja uma preocupação maior por parte dos órgãos públicos para a boa gestão dos locais”, alerta.

Mais sobre: