Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Passe eletrônico: Seu crédito expirou? Veja como resolver com o Setut

Pessoas que possuem créditos válidos nos passes eletrônicos, que estão perto do prazo de expirar, podem solicitar a revalidação do valor junto ao Setut

18/05/2020 14:25

A pandemia provocada pelo novo coronavírus não só diminuiu o fluxo de pessoas nas ruas como também a quantidade de usuários do transporte coletivo em Teresina. Com isso, os cidadãos que possuem créditos válidos nos passes eletrônicos, que estão perto do prazo de vencimento, podem solicitar a revalidação do valor junto ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

Foto: Arquivo O Dia.

No mês passado, a Prefeitura de Teresina suspendeu o passe estudantil  por tempo indeterminado com objetivo de diminuir aglomerações no transporte público. Além disso, muitos trabalhadores que usam o cartão vale-transporte, pago por empresas privadas, estão com créditos validos no cartão mesmo sem ir ao trabalho, já que os decretos municipal e estadual determinaram o fechamento de serviços não essenciais enquanto durar a validade dos descretos.

A estudante de Direito, Patrícia Lagos, disse a equipe de reportagem do PortalODia.com que recarrega o passe estudantil sempre com grande quantidade de passes. Ela fez uma recarga em fevereiro e teme que neste mês os créditos do cartão sejam perdidos, devido a validade dos créditos determinada pelo Setut.

“Eu sempre recarrego em grande quantidade porque não gosto muito de filas. Coloquei em fevereiro e acho que vai expirar agora no mês de maio sem eu ter usado. E aí? Como é que vai ficar? Não posso ir ao Setut por causa do decreto municipal e, talvez quando voltar às aulas, ele esteja bloqueado”, contou.  

A nossa reportagem procurou o Setut para comentar o caso. Segundo o sindicato, o crédito tem validade de até 90 dias. Mas o usuário tem até 30 dias, após o vencimento do crédito, para revalidá-lo.

Esta revalidação é feita somente no posto central do Setut e apenas o titular poderá solicitar”, explicou o sindicato em nota.

Em março, o Setut prorrogou o prazo para atualização cadastral  de estudantes por causa da pandemia do novo coronavírus. O sindicato, no entanto, não informou como ficou o serviço depois que a prefeitura bloqueou os passes dos estudantes.

O sindicato disse, ainda, que o atendimento aos usuários está sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Aqueles que perderam o passe devem solicitar o bloqueio do cartão para em seguida recuperar o saldo registrado nele. Todos os processos são feitos na sede do Setut, no Centro de Teresina

Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: