Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sábado, lojas do Centro de Teresina ficam abertas até as 18h

Campanha mobiliza comerciantes e as vitrines já anunciam descontos de até 70%.

22/11/2017 06:43

Uma oportunidade de comprar produtos com grandes descontos. Esta é a proposta da Black Friday, que, este ano, será realizada no dia 24 de novembro. Mas em Teresina, os lojistas resolveram apostar no período e, por isso, estenderam o dia de ofertas para o sábado (25), data em que as lojas do Centro da Capital funcionarão até às 18h.

Para Tertulino Passos, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas/PI), as lojas aderiram à Black Friday desde o começo do mês de novembro, para atender os clientes que já começam a pesquisar pelos melhores preços. E os descontos variam de acordo com a loja, com ofertas de até 70% do valor dos itens selecionados.

Os eletrodomésticos são a principal escolha dos consumidores, segundo Tertulino Passos. “Os eletrodomésticos são o carro-chefe da Black Friday e os clientes já estão procurando muita coisa, o comércio todo está antenado com essa situação. A aposta é de crescimento significativo das vendas”, destaca.

No Centro da Capital, as vitrines das lojas já anunciam descontos de até 70%, além de promoções cumulativas, como por exemplo, na compra de um item, o segundo sai com 10% de desconto. É o caso de uma loja de roupas e calçados que já iniciou as ofertas de Black Friday. Segundo Orcélia Barbosa, gerente do estabelecimento, uma das vantagens é a possibilidade de parcelar as compras no cartão de crédito.


Alguns estabelecimentos já estão em promoção desde o início do mês de novembro e as expectativas são boas (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

 O estabelecimento aposta na Black Friday a cada ano e vê o período como uma possibilidade de crescimento, especialmente em época em que as pessoas estão evitando gastos devido à crise. Orcélia Barbosa conta que, desde outubro, a loja está preparada para a campanha, porque os clientes já começam a procurar.

“Para a loja, é muito bom, pois aumenta as vendas que estão fracas e dá uma satisfação para o cliente que gosta de promoção. O estoque está abastecido e nós já decoramos para chamar os clientes até o próximo sábado”, conta.

Da mesma forma, as lojas de eletrodomésticos e eletrônicos apostam em anúncios nas fachadas para atrair a clientela com as ofertas. Segundo o vendedor João Francisco de Araújo, na Black Friday, as lojas ficam lotadas e a expectativa é que o sábado (25) seja o melhor dia de vendas.

“Televisão, geladeira, microondas é o que mais sai. Os preços dependem do produto e podem chegar a até 40% de desconto”, fala o vendedor.

Contexto

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e acontece sempre na última sexta-feira de novembro, que é quando se inicia a temporada de compras para o Natal, com significativas promoções em muitas lojas e grandes armazéns no país norte americano. No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu no dia 28 de novembro de 2010, ocorrendo de forma totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

Por: Letícia Santos - Jornal O Dia
Mais sobre: