Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reforma realizada há dois anos foi causa de desabamento em boate no Centro

Engenheiro explicou que uma parte da parede responsável pela sustentação do telhado teria sido removida, causando danos à estrutura do imóvel

08/02/2017 12:19

Em vistoria realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea/PI), na manhã de hoje (08), foi constatada a causa do desabamento ocorrido no início da tarde desta terça-feira (07), em uma boate voltada para o público LGBT, localizada na Rua Sete de Setembro, no Centro de Teresina. Segundo as informações do vice-presidente do Crea/PI, Teodoro Reinaldo, uma reforma realizada há dois anos na estrutura do prédio teria sido responsável pelo desabamento. 

Fotos: Assis Carvalho/ODIA

Ele explicou que durante a reforma, uma parte da parede responsável pela sustentação do telhado teria sido removida, causando danos à estrutura do imóvel. A informação refuta a hipótese apresentada pelo inquilino do imóvel de que uma reforma realizada no prédio ao lado teria provocado o desabamento.

“Na realidade, se fosse problema com o vizinho, as paredes a apresentarem as fissuras seriam as laterais, e a parede que ruiu foi a central, que dá sustentação ao prédio. Eles reformaram a parte interna, demoliram uma parte da parede que sustenta todo o teto e não reforçaram. Por isso, a parede ruiu e junto com ela o teto”, esclarece o vice-presidente do Crea/PI.

De acordo com o vice-presidente do Crea/PI, será averiguado se a reforma realizada foi registrada no Crea, por meio de um engenheiro responsável pela obra, e o engenheiro será notificado e multado. Caso seja constatado que a reforma não foi fiscalizada por um profissional registrado no Crea/PI, a multa será aplicada ao proprietário do imóvel. 

“Quem faz esse tipo de intervenção sem o registro no Crea, será multado e notificado. Porque, além de estar fazendo uma reforma sem registro, você está alterando um patrimônio da cidade. O nosso objetivo é que você faça a obra e cumpra a lei. Qualquer obra deve ser inspecionada por um engenheiro, porque ele tem a habilidade de avaliar que alterações que podem ser feitas na estrutura”, destaca Teodoro Reinaldo.

Para o vice-presidente do CREA/PI, é necessária a criação de uma lei específica que obrigue perícias regulares em prédios antigos de Teresina. Caso contrário, novos desabamentos podem ser registrados nos próximos meses. “Nós temos imóveis que estão fechados e abandonados. Por conta da ação dos vândalos e a própria ação do tempo, esses imóveis precisam de manutenção, porque com certeza com o tempo eles vão ruir”, destaca.

Contraponto

O gerente de fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Urbano do Centro e zona Norte (SDU/Centro Norte), Enéas Costa, afirmou que será formada uma equipe técnica para vistoriar os prédios antigos localizados no Centro de Teresina. A equipe será formada em uma audiência a ser realizada pelo Ministério Público do Piauí, no final deste mês. “Precisamos de pessoas capacitadas para identificar os riscos e os efeitos de cada obra”, completa. 

A locatária Glauciane Pereira argumenta que a reforma realizada há dois anos foi acompanhada por um engenheiro e por um arquiteto. Segundo ela, o bar não tinha alvará de funcionamento por ser um estabelecimento familiar. “Esse imóvel estava desativado há muito tempo, nós contratamos um engenheiro e um arquiteto para fazer a estrutura em si. Não tenho como dizer precisamente por onde o desmoronamento iniciou. Nós não tínhamos alvará de funcionamento por que era um bar informal, familiar”, explica.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: