Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Redução de velocidade na Lindolfo Monteiro começa a valer hoje

Primeira via a passar pela alteração é a Avenida Lindolfo Monteiro, na zona Leste da cidade

26/04/2017 09:15

A partir de hoje (26), o limite de velocidade na Avenida Lindolfo Monteiro passa de 60 km/h para 50 km/h. Em diversos pontos da via, a Strans já instalou novas placas de sinalização informando a mudança da velocidade para se transitar no local. 
Devido ao aumento de fluxo de carros na avenida, o administrador Bernardo Castelo Branco concorda com a mudança de velocidade. Para ele, a Avenida Lindolfo Monteiro pode ser considerada um corredor de hospitais e restaurantes e a mudança será benéfica devido a maior atenção que os motoristas terão. 

Novas placas de sinalização já foram dispostas na avenida (Foto: Moura Alves/ O Dia)
“É uma mudança válida até porque o trânsito que flui aqui não é um trânsito que vai para o Centro. Quando é um trânsito que vai para o Centro, que precisa de mais agilidade, a mudança de velocidade traria algum transtorno. É uma via comprida, se você deixar ela livre, sem velocidade definida, a possibilidade de acidentes seria maior”, acredita. 

Já o mototaxista José Luiz de Araújo disse que não sabia da mudança. Por conta disso, ele fala que as placas serão uma forma de auxiliar o motorista para que fique atento à velocidade e evite multas. No entanto, apesar de achar uma alteração adequada, o mototaxista destaca que a velocidade de 50 km/h é baixa. 
“É uma velocidade muito baixa porque aqui é uma via rápida. Em horário de pico, 6 da manhã e 6 da tarde, eu acredito que o trânsito não vai ficar muito bom, não vai fluir”, pondera o mototaxista. 
Mais mudanças 
A Avenida Lindolfo Monteiro é a primeira via a ter a velocidade máxima alterada. Nos próximos meses, as avenidas Marechal Castelo Branco, Raul Lopes, Cajuína, Ipês e Maranhão também terão suas velocidades reduzidas, de 70 km/h para 60 km/h, exceto o trecho na sob a Ponte Juscelino Kubitschek, na Marechal, que permanecerá para 50 km/h. 
Justificativa 
Segundo José Falcão, diretor de Trânsito e Sistema Viário da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), a medida é preventiva, visando evitar acidentes potencializados pela velocidade. 
Ele aponta ainda que diversas rodovias brasileiras também tiveram suas velocidades máximas reduzidas, passando de 110 km/h para 100 km/h. “A gente tem a ciência de que um veículo numa velocidade acima do permitida gera um dano bem maior do que aqueles numa velocidade mais baixa”, fala.
Edição: Virgiane Passos
Por: Letícia Santos
Mais sobre: