Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professor Raimundo Dutra lança livro sobre ensino superior

A publicação traz diversos textos de pesquisadores mestres e doutores de instituições espalhadas pelo Brasil e, inclusive, de instituições do exterior

19/11/2020 16:04

O professor e pesquisador Raimundo Dutra de Araújo, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lançará no mês de dezembro o livro “Educação Superior: questões contemporâneas”, pela Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi).

Professor e pesquisador Raimundo Dutra de Araújo. Foto: Assis Fernandes/ODIA.

A obra foi organizada em parceria com os professores Francisco Antônio Machado Araújo, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPA) e Lucélia Costa Araújo, da Ufpi. A publicação traz diversos textos de pesquisadores mestres e doutores de instituições espalhadas pelo Brasil, inclusive, de instituições do exterior, como por exemplo da Universidade de Coimbra, em Portugal.

“O livro fala ainda de gestão universitária, política da educação superior, financiamento da educação superior, ensino, pesquisa e extensão. Além disso, aborda também como as universidades fazem a integração desses três pilares e da formação de professores para o ensino superior como também da prática pedagógica dos professores no ensino superior”, relata Dutra.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

O livro será disponibilizado para o mercado ainda nesta semana, mas a data do lançamento ainda será definida por causa da agenda de todos os autores. Com quase 20 anos de experiência na educação superior, Dutra fala do compromisso que tem com a universidade e com a pesquisa.

“O meu trabalho enquanto professor universitário é esse de fazer pesquisa, extensão e ensino. Quando a gente passa em um concurso para uma universidade, a gente já sabe que está ingressando naquela instituição para desenvolver isso. O meu compromisso é com a universidade e, por isso, no meu cotidiano, a pesquisa, a extensão e o ensino são tão presentes”, declarou.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

Raimundo Dutra de Araújo é graduado em pedagogia, mestre e doutor em Educação. Foi pró-reitor de Extensão da Uespi, secretário de Educação de Batalha (PI), Diretor da Escola de Governo do Estado do Piauí. Em março deste ano, assumiu a presidência da Academia de Letras do Vale do Longá.

Em junho, Dutra lançou em Brasília o livro “Ensaios sobre Educação: perspectivas e vivências em pesquisa e docência”. Nesta obra, o autor traz à tona aspectos da realidade educacional brasileira sob um tom analítico e reflexivo.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: