Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura da detalhes sobre o Corso de Teresina 2017

Desfile de carros alegóricos percorrerá toda a avenida Raul Lopes; Concentração será na avenida Petrônio Portela.

09/02/2017 12:33

O percurso do Corso de Teresina vai diminuir em 2017. Os caminhões alegóricos percorrerão toda a Avenida Raul Lopes, da rotatória da ponte da Primavera até o balão da Potycabana, no bairro dos Noivos, zona Leste de Teresina. Com as mudanças no percurso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina espera minimizar os transtornos para moradores da região do bairro Primavera. 

Nesta edição, a concentração dos caminhões que participarão do Corso terá início na rotatória da Avenida Petrônio Portela com a Avenida Raul Lopes, no sentido na ponte da Primavera, e ao longo de toda a Avenida Petrônio Portela, na zona Norte da capital.

As informações são da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans). O diretor de operações e fiscalização da Strans, coronel Jaime Oliveira, indica que os foliões se desloquem até o corredor da folia usando métodos alternativos, como táxis ou ônibus, para evitar congestionamentos. “Algumas pessoas vão ingerir bebida alcoólica, e também para diminuir o número de veículos no local e consequentemente aumentar a fluidez na região”, destaca. 

Ao todo serão 107 agentes de trânsito atuando no dia do evento para garantir a segurança dos foliões e coibir os condutores que infringirem as normas de trânsito. O diretor também informa que os postos de atendimento médico serão sinalizados com balões vermelhos ao longo da avenida, prestando serviços de primeiros socorros aos foliões. Já os postos de observação da Polícia Militar serão sinalizados com balões indicado o número do posto. No local, os policiais militares observarão a movimentação dos foliões para identificar atitudes suspeitas.

Marlon Rodner, representante da comissão organizadora da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), contou que apenas 10 carros foram cadastrados até o momento. No entanto, ele afirma que a expectativa é que esse número aumente até o dia anterior ao evento. Para isso, o horário de atendimento para cadastro dos caminhões participantes será ampliado também para o turno da tarde.

"Como já foi observado em anos anteriores, as pessoas deixam para cadastrar os caminhões apenas no dia anterior ao evento. Por causa da crise e do aumento no valor dos aluguéis dos caminhões, esperamos ao menos manter o mesmo número de caminhões do ano passado", afirma Marlon Rodner.

Aqueles que desejam inscrever caminhões para o evento, podem fazer a inscrição na sede da FMCMC, na Rua Félix Pacheco, número 1440, no Centro de Teresina, nos turnos manhã e tarde, apresentando o RG do responsável e CNH do motorista, além da documentação regularizada do caminhão. Só serão permitidos carros fabricados a partir de 1985. As inscrições poderão ser feitas até o dia anterior ao Corso, na sexta-feira (17).

Como parte das estratégias de segurança, a Prefeitura estabeleceu que cada veículo deverá ter o guarda-copo de madeira ou ferro, com no mínimo 1,20m de altura,  e todos os motoristas serão submetidos a teste do bafômetro antes e durante o percurso. O uso de banheiros químicos será obrigatório e só será permitido o uso de bebidas em lata e plástico. “Todas essas exigências é para garantir não apenas uma festa bonita, mas também com segurança”, reforça Luis Carlos Martins, presidente da FMCMC.

Interdições

A preparação do percurso será feita pelos agentes da Strans. As ruas perpendiculares de acesso à Avenida Raul Lopes serão interditadas com contêineres, desde a rotatória da Avenida Universitária, próximo à UFPI, até a rotatória da Potycabana. Na ponte Estaiada, a alça de acesso à Avenida Raul Lopes será interditada. As interdições começarão a partir das 13h do dia 18.

Policiamento

A partir das 8 horas da manhã do dia 18, serão destacados 709 policiais militares divididos em três turnos, para garantir a segurança dos participantes do evento. De acordo com o comandante de Policiamento da Capital, coronel Wagner Torres, serão instaladas barreiras policiais nas pontes do bairro Primavera, Juscelino Kubistchek e Estaiada. “Nós iremos abordar pessoas e veículos no sentido de coibir o porte ilegal de armas de fogo, armas brancas e o tráfico de drogas”, explica.

Além dos policiais fardados, policiais à paisana também participarão do esquema de segurança, para identificar pessoas comercializando drogas ilegalmente durante o evento. “Nós teremos também apoio dos comandos especializados, por exemplo, como o Ciptran, para intensificar o policiamento de trânsito, através de barreiras e blitz para prevenir o furto e roubo de veículos naquela área”, destaca o coronel Wagner Torres.

Para evitar transtornos, algumas medidas de segurança básicas podem ser tomadas pela população, como evitar portar objetos de valor, como pulseiras, relógios, celulares; não fazer o uso do celular no meio da multidão; e evitar contar dinheiro em espécie ao comprar bebidas ou comidas durante o evento.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Natália Amaral e Andrê Nascimento
Mais sobre: