Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Passageiros reclamam de cancelamentos e atrasos em voos de THE para SP

Na madrugada desta quarta-feira (19) passageiros chegaram a ser retirados de dentro da aeronave por problemas com a tripulação.

19/12/2018 11:47

Há dias passageiros estão sofrendo problemas em embarcar de voos para a cidade de São Paulo, partindo do Aeroporto Senador Petrônio Portela em Teresina. As dificuldades vão desde atrasos até cancelamentos. Na madrugada desta quarta-feira (19) mais um voo com destino a Guarulhos-SP foi cancelado. Segundo relatos de passageiros, eles estão tentando embarcar desde a madrugada de terça-feira (18) e sempre ocorrem cancelamentos e atrasos. 

Na madrugada de hoje, a equipe de tripulantes da companhia Latam não pode voar por conta de problemas relacionados à hora trabalhada. “A tripulação avisou que a gente teria que desembarcar. Aí começou a primeira muvuca, as pessoas começaram a reclamar. Depois de cinco minutos eles disseram que não precisava mais realizar o desembarque, que o avião iria decolar depois de um tempo. Mas o comandante disse que realmente não ia ter como porque o tempo de trabalho deles já estava superior ao limite e eles não poderiam decolar por conta das leis trabalhistas”, explica Kairo Aquino, um dos passageiros. 

Foto: Elias Fontinele/O Dia

Os viajantes foram retirados da aeronave e ficaram no saguão de embarque esperando o atendimento da companhia. “A gente desceu e não tinha ninguém da TAM no desembarque. Fomos para o saguão do aeroporto e depois fomos para os guichês. Isso sem ninguém dar nenhuma satisfação para gente. Tinha crianças especiais, idosos, cadeirantes. Estava uma maior desorganização. Depois de um tempo os funcionários disseram que não poderiam fazer nada. Pediram compreensão”, conta Kairo. 



Os passageiros foram realocados em um voo da Azul Linhas Aéreas. No entanto, esse voo também foi cancelado e todos os viajantes foram encaminhados para hotéis até que outro voo fosse marcado. “Quando a gente tentou, terminou de fazer o check-in, o pessoal da Azul disse que um dos voos foi cancelado. A gente iria pegar um voo de Teresina para Recife e depois de Recife para Campinas-SP. O voo de Recife para Campinas foi cancelado pela Azul e por isso teve mais confusão, mais outro barraco”, relata o passageiro. O Portal O Dia tentou contato com a Azul, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno. 

Outra passageira também enfrentou problemas para embarcar em aviões da Latam. Ela vinha de São Paulo para Teresina e teve o seu embarque atrasado em mais de 24 horas. “O voo já se encontrava atrasado devido às chuvas. A chuva estava forte, impossibilitando o embarque. Até então, aceitável. O absurdo começou após o embarque. Todos estavam no avião, acomodados, estava lotado. Eles falaram que estavam com problema com a carga horária dos comissários. Após duas horas, anunciaram o cancelamento do voo”, comenta Mariana Lima. 

“Fizemos uma fila enorme nos guichês da Tam para nos fornecerem estadia e alimentação em mais esse dia não programado em São Paulo. Foi um transtorno geral, pessoas indo pra velórios, com compromissos marcados. Eu estava com plantão e pacientes marcados para o dia seguinte. Foi horrível. Peguei declarações de tudo para poder provar que o atraso foi de responsabilidade da companhia”, finaliza a passageira. 

A Latam informou através em nota que os problemas nos voos da companhia com destino a São Paulo estão ocorrendo por conta das condições meteorológicas adversas no aeroporto de Guarulhos. Os constantes atrasos acabaram estourando o limite de horas trabalhadas da tripulação previsto por lei, o que acarretou no cancelamento do voo programado para a madrugada desta quarta-feira (19), sob alegação de problemas trabalhistas. 

São Paulo enfrenta constantes chuvas desde a semana passada. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, as dificuldades para embarque e desembarque no aeroporto de Guarulhos já entram no sexto dia seguido. De acordo com a concessionária GRU Airport, o motivo são os temporais. O primeiro deles ocorreu na quinta-feira (13), com pelo menos 14 pontos de alagamento pela cidade. Segundo os bombeiros, houve a queda de 67 árvores. Como algumas caíram em áreas energizadas, foi preciso interromper o fornecimento de energia elétrica em alguns bairros. 

Confira a nota da Latam na íntegra 

A LATAM Airlines Brasil informa que, devido às condições meteorológicas adversas no aeroporto de São Paulo/Guarulhos na última segunda-feira (17), o voo LA3667 (Teresina - São Paulo/Guarulhos) teve a decolagem postergada para as 18h45 de ontem (18). No entanto, em virtude de questões operacionais, o voo foi reprogramado para as 15h15 de hoje (19) sob o número LA9002. A medida também foi necessária para que a equipe de tripulantes não ultrapassasse o limite de horas previsto por lei. 

A LATAM lamenta o ocorrido e esclarece que os passageiros estão recebendo a assistência necessária. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.


A Azul também divulgou uma nota:

São Paulo, 19 de dezembro de 2018 – Por conta de uma manutenção não-programada,o voo AD9013 (Teresina-Recife) decolou com atraso na manhã de hoje. A Azul ressalta que não houve cancelamentos e que prestou toda a assistência necessária a seus Clientes, conforme prevê a resolução 400 da Anac. A companhia lamenta eventuais transtornos ocorridos e lembra que ações como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações.


Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: