Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paradas de ônibus: "œeu prefiro ficar na sombra do poste", diz passageira

Teresinenses reclamam do novo modelo dos abrigos de passageiros, que continua sem protegê-los do sol.

26/09/2017 08:07

Muitos teresinenses não aprovam o novo modelo das paradas de ônibus de Teresina. Segundo eles, a estrutura não protege do sol e os bancos não são confortáveis. Por conta dos problemas, a população ica procurando meios para se proteger das condições climáticas. Enquanto alguns levam sombrinhas, outros preferem a sombra dos postes, como é o caso da cabelereira Erinalda Lima. 

“É uma situação triste, os ônibus demoram muito e a gente ica no meio desse sol de Teresina, porque essas paradas não protegem nada. Nessa aqui nem banco tem. Eu prefiro ficar no poste, pelo menos pego um pouco de sombra. Não tem quem aguente ficar aí não”, reclama Erinalda. 

Parada sem banco e sem proteção é alvo de crítica por parte dos usuários (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

A aposentada Maria Rodrigues diz, inclusive, que os abrigos que têm banco são desconfortáveis e lamenta a situação. “É horrível, mas o que a gente pode fazer? Só mesmo procurar sombra, quando tem local com árvore ou poste. Eles fazem tudo do jeito deles, não querem saber nossa opinião”, critica. 

Contudo, o que pouca gente sabe é que foi feita uma enquete com a população de Teresina para a escolha do novo modelo de abrigo de passageiros. Na época, foram implantados dois protótipos para servirem de modelo, um na zona Leste, no bairro Socopo, que foi o escolhido; e outro na Vila Irmã Dulce, na zona Sul de Teresina. 

A enquete era online e a pessoa poderia votar no site da Prefeitura. Para algumas pessoas, a consulta foi pouco divulgada e, por isso, está sendo tão criticada pelos teresinenses. A estudante Juliana Rodrigues frisa que uma decisão como essa deveria ter sido muito mais discutida entre os envolvidos. 

“Eu sou uma pessoa que vivo conectada na internet e não fiquei sabendo de pesquisa alguma. Deveria ter sido mais divulgada, as pessoas que usufruem das paradas deveriam ser as primeiras a serem consultadas. E ela não foi aceita porque, convenhamos, essas paradas não são adaptadas para o nosso clima e não nos protegem em nada”, destaca ela. 

Alex Diego, que trabalha em um call center, precisa pegar ônibus todo dia e critica a mudança que fizeram. Segundo ele, deveriam ter usado o recurso em paradas que, de fato, dessem mais conforto para os teresinenses, visto que o sol é um grande problema enfrentado pela população local. 

“As paradas nunca foram boas e nem melhoraram. Se era essa a intenção deles, não conseguiram, porque essas paradas pegam muito sol, mesmo com a cobertura, ela é feita de um jeito sem planejamento do local. A verdade é que o transporte público, de modo geral, é muito precário, mas a parada é o que mais incomoda, porque a gente ica, às vezes, horas esperando um ônibus em uma situação crítica, em pé e no sol”, enfatiza. 

Piada na internet 

Nas redes sociais, as paradas são motivos de piadas. Vários memes foram produzidos em cima da polêmica e os internautas se divertem com a situação, que, para alguns, é trágica e cômica. Nas páginas de humor da cidade, o assunto é um dos mais curtidos, comentados e compartilhados. A maioria se identifica e aproveita para deixar sua crítica. 

Um dos posts que mais ganhou repercussão foi o veiculado em um portal de humor de Teresina, que mostra um homem com listras no rosto e o motivo seria a espera do ônibus por algumas horas nas novas paradas da capital. Os navegadores adoraram e a identificação foi em massa.

Sem resposta

A equipe de reportagem do Jornal ODIA tentou contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para comentar o novo modelo dos abrigos de passageiros da Capital. Mas, até o fechamento desta edição, não tivemos retorno.

Edição: Virgiane Passos
Por: Karoll Oliveira
Mais sobre: