Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oscilação de energia causa prejuízos para moradores da zona Leste de Teresina

Somente no dia de ontem (14), o condomínio apresentou oscilação de energia de 01 às 21 horas, danificando geladeiras, televisores e até explodindo lâmpadas.

15/03/2017 12:49

As constantes oscilações de energia estão causando diversos prejuízos para moradores de um condomínio localizado no bairro Vale Quem Tem, na zona Leste de Teresina. Segundo informações dos moradores, vários eletrodomésticos foram danificados após as constantes quedas de energia na região.

O presidente da Associação de Moradores do condomínio, Paulo Ferreira, destaca que as oscilações são recorrentes e já causaram diversos prejuízos para os condôminos. Somente no dia de ontem (14), o condomínio apresentou oscilação de energia de 01 às 21 horas, danificando geladeiras, televisores e até explodindo lâmpadas. 

Segundo o presidente, até os eletrodomésticos que não estavam sendo utilizados foram danificados por estarem conectados às tomadas. “Nós avisamos para todos os moradores tirarem os eletrodomésticos da tomada, porque os picos de energia estavam tão fortes, que até mesmo as lâmpadas explodiam”, relata Paulo Ferreira.

Revoltados com a situação, os moradores temem que as oscilações se tornem recorrentes no condomínio, tendo em vista que o residencial sofre com quedas de energia durante todo o ano, em especial nos meses mais quentes. “Nós achamos que os transformadores não são suficientes para atender a demanda, então a energia cai, e quando volta, vem com a frequência lá em cima”, afirma Paulo Ferreira.

Durante a medição feita pelos próprios moradores, foi verificado que a energia atingiu picos de até 395 volts. A frequência máxima suportada por eletrodomésticos convencionais é de 110 ou 220 volts. “Se tivesse apenas faltado energia teria sido melhor, o problema são esses picos”, declara o presidente da Associação de Moradores.

Durante a medição feita pelos próprios moradores, foi verificado que a energia atingiu picos de até 395 volts. (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Em nota, a Eletrobrás Distribuição Piauí argumentou que a ocorrência de oscilação de energia no condomínio se deu em razão de uma falha no transformador que atende o residencial. Segundo a concessionária de energia, foram enviadas equipes técnicas e de manutenção ao local, e o fornecimento de energia foi regularizado. 

A distribuidora disse ainda que “lamenta os prejuízos eventualmente causados pelo ocorrido, ao tempo em que informa que os consumidores que foram prejudicados podem solicitar o ressarcimento por dano elétrico mediante perícia se dirigindo a qualquer agência de atendimento da distribuidora de energia ou pelo site www.eletrobraspiaui.com prestando todas as informações sobre o episódio”, informou.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: