Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Musicografia proporciona maior independência a deficientes visuais

É preciso que o aluno também se exercite em casa, para que tenha um maior aproveitamento

25/04/2017 09:23

Com acompanhamento individualizado, a Escola Estadual de Música Possidônio Queiróz está proporcionando a deficientes visuais a oportunidade de mergulhar no mundo da música, através da musicografia em Braile, reproduzidas para vários instrumentos, dentre eles o piano e o violão. Especialistas atestam que a autonomia é desenvolvida através da independência do paciente no fazer musical, nas escolhas (escolher um repertório, um instrumento) e essas questões perpassam o ambiente terapêutico refletindo em uma pessoa com mais autonomia no seu dia a dia. 

Beatriz Rodrigues é deficiente visual e uma das alunas do curso de musicografia
Deficiente visual, Beatriz Rodrigues é uma das alunas do curso, acrescentando que também cursa música no Instituto Federal do Piauí: “Meu objetivo é ser educadora e ensinar a música para outras pessoas”, diz enquanto usa uma reglete - instrumento utilizado para escrita em Braille. Além deste instrumento, Beatriz também faz uso da máquina Perkins, uma espécie de máquina de escrever. 

Em Teresina, somente duas escolas têm o ensino de música em braile. Após conhecer as notas, memorizá-las e passar para o papel, o aluno toca-as no instrumento escolhido, mostrando o resultado do aprendizado. “Só há duas escolas em Teresina que têm o ensino da música em Braille, e a Escola de Música é uma delas. Em sala de aula, adotamos uma metodologia específica e sabemos o que o deficiente visual pode fazer. O professor sabe a melhor forma de ensinar e melhor forma de adaptação para o aluno”, diz o professor José Ronaldo Oliveira, responsável por ministrar o curso. 
Mas é preciso que o aluno, além do aprendizado na escola, pratique em casa o que aprendeu, no sentido de que haja desenvolvimento desses conhecimento. Atualmente, três alunos participam do curso. A música, segundo especialistas, proporciona um crescimento considerável na independência do aluno: quanto maior a autonomia, mais a pessoa aprende a se virar sozinha, mais independente se torna a auto estima melhora, consideravelmente. 
A Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz foi criada em 1981 e desde então vem revelando grandes talentos e ajudando na formação de muitos músicos piauienses. Mais de 20 cursos são ofertados a cada semestre, atendendo uma média de 1.200 alunos. A sede da escola, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no centro de Teresina, ganhou a maior reforma desde o seu início e novos instrumentos, possibilitando o aumento na oferta de vagas. Crianças, jovens e adultos encontram na escola uma referência no ensino da música no Piauí. 

Beatriz estuda com o professor José Ronaldo Oliveira, responsável por ministrar o curso. 
Canto, violão, bateria, piano e violino estão entre os cursos ofertados. Além disso, há turmas voltadas para o público da Terceira Idade, que integram um coral da escola. O ingresso pode acontecer a partir dos 6 anos de idade, sendo que alunos da rede pública não pagam nada. A Escola Estadual de Mú- sica Possidônio Queiroz é uma das casas mantidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura

Por: Marco Vilarinho
Mais sobre: