Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre em Teresina, o poeta cordelista Pedro Costa aos 54 anos

O poeta morreu na manhã deste sábado. O velório está sendo realizado na Rua Jornalista Antônio Lima, na zona Sudeste de Teresina, onde funciona a Funcor.

11/03/2017 12:03

Morreu na manhã deste sábado (11), o poeta cordelista Pedro Costa. O poeta foi um dos grandes nomes do cordel piauiense, fundador da Fundação Nordestina de Cordel (Funcor).

Pedro Costa é fundador da Revista “De Repente”, especializada em cordel e a única do gênero em circulação há 23 anos e também era membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, além de outras academias regionais de letras.

O poeta havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há duas semanas e estava com metade do corpo paralisado. O velório está sendo realizado na Rua Jornalista Antônio Lima, na zona Sudeste de Teresina, onde funciona a Funcor. O sepultamento acontecerá amanhã, às 10 horas, no cemitério do bairro Renascença.

O Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura de Teresina divulgaram notas em seus sites oficiais manifestando pesar e prestando condolências pela perda do cordelista piauiense. 

Veja a nota do Governo do Piauí na íntegra:

O Governo do Estado do Piauí manifesta pesar pela perda irreparável do poeta e cordelista Pedro Costa, ocorrida na manhã deste sábado. Pedro Costa foi um nome expressivo para cultura piauiense, editou a Revista De Repente, uma das publicações mais tradicionais da cultura popular e representou, com muita responsabilidade e serenidade, os poetas, cantadores e toda classe artística no Conselho Estadual de Cultura.

Prestamos condolências a todos os amigos, admiradores e familiares e que eles possam ter o conforto nesse momento de tristeza.

Veja a nota da Prefeitura de Teresina na íntegra: 

A Prefeitura de Teresina associa-se às manifestações de pesar pelo inesperado falecimento do poeta, violeiro e cordelista Pedro Costa, ocorrido na madrugada de hoje.

Ele será lembrado entre nós como uma grande expressão da poesia popular, ora como autor, ora como produtor e divulgador. Foi nosso parceiro em diversas iniciativas culturais, entre elas o Projeto “Cordel nas Escolas”, agraciado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Cultura Viva”.

Seu legado assinala também a revista “De Repente”, criada por ele como a única do gênero no país, com mais de 20 anos de circulação ininterrupta, e a Fundação Nordestina de Cordel (Funcor), por ele fundada e presidida.

Pedro Costa colaborou ainda com a cultura piauiense e a teresinense, em particular, como membro do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura.

As nossas condolências à família, aos amigos e aos poetas populares, bem como à legião de fãs que o poeta deixou no Piauí e pelo Brasil afora.

Teresina, 11 de março de 2017

Prefeitura de Teresina

Edição: Nayara Felizardo
Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: