Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores de rua invadem o Centro Pop e profissionais ficam reféns

Os manifestantes protestavam contra ao atendimento. Por dia, são entregues apenas 30 fichas de almoço, mas diariamente o local recebe cerca de 50 pessoas

10/02/2017 11:29

Pelo menos oito moradores de rua invadiram o prédio do Centro Especializado em População de Rua ontem (09), e ameaçaram retornar hoje para promover um quebra-quebra. Eles protestam contra a qualidade do atendimento. Entre outros serviços, como acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, é lá onde são entregues as fichas de almoço e os encaminhamentos para os serviços de saúde.

O Centro Pop, localizado próximo à Praça do Fripisa, é uma unidade da prefeitura ligada à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, que presta atendimento a pessoas em situação de rua. A maioria deles são usuários de drogas e já cometeram pequenos delitos.

O Portal O DIA apurou que, há vários dias, os moradores de rua chegavam ao Centro Pop armados com faca, e já haviam ameaçado os funcionários do local. A principal insatisfação está relacionada à distribuição das fichas de almoço. Por dia, são entregues apenas 30, mas diariamente o local recebe cerca de 50 pessoas. Eles também reclamam da demora para serem recebidos, pois existe apenas um assistente social e um psicólogo para fazer o atendimento.

O problema no Centro Pop se agravou no início deste ano, porque os diretores das unidades de alta complexidade ainda não foram nomeados. Sem coordenação, os serviços funcionam apenas parcialmente.

Ontem, os moradores de rua ocuparam a área restrita do prédio, e alguns profissionais tiveram que ficar trancados, enquanto os manifestantes batiam nas portas e ameaçavam quebrar tudo. A situação foi mediada por um motorista, que conseguiu acalmá-los.

Com medo, a maioria dos profissionais não foi trabalhar hoje. Outros já estão pedindo transferência da unidade, devido à sensação de insegurança. No momento da invasão, os moradores de rua chegaram a debochar do vigilante, por ser um homem mais velho.

A assessoria de imprensa da Semtcas informou que a situação foi comunicada à Gerência de Proteção Social Especial e garantiu que a segurança será reforçada.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: