Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ponte Juscelino Kubitschek é liberada e trabalhadores se reúnem no Centro

Categorias aderiram à ao movimento nacional de greve geral, e outros protestos estão marcados para acontecer ainda hoje.

28/04/2017 09:12

Atualizada às 11h04min

Bombeiros chegam para apagar pneus na saída da ponte Juscelino Kubitschek (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)
A ponte Juscelino Kubitschek já foi liberada. Manifestantes chegaram a queimar pneus no local, e o Corpo de Bombeiros foi chamado para combater as chamas. O bloqueio, que durou pouco mais de 20 minutos, provocou engarrafamentos nos dois sentidos da ponte.

Segundo o capitão J. Frazão, incêndio na entrada da ponte e o da barricada na BR 316 forma os únicos registrados até o momento. Ele espera que novos incêndios apareçam no decorrer do dia. “Até por quê eu mesmo, se não estivesse trabalhando, estaria na manifestação também”, declarou o bombeiro. “É muito pesada uma reforma que obriga um homem de mais de 60 anos a trabalhar”, opinou.

O incêndio na ponte foi iniciado por manifestantes que estavam concentrados na frente da sede da Agespisa. Membros do Sindicato dos Urbanitários e da Construção Civil se reuniram no local, e de lá marcharam para a Praça Rio Branco. 

Cândido da Costa, vice-presidente do Sindicato dos Urbanitários  (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)
O vice-presidente do sindicato dos Urbanitários, Cândido da Costa comentou que a categoria reivindica questões salariais, como pagamento de diárias e aumento salarial, além de ser contra a subconcessão da empresa. “Eles disseram que terça-feira vão entrar aqui para dar continuidade ao processo, mas vamos fazer uma barricada para não deixar ninguém entrar”, disse o sindicalista.


Atualizada às 9h40min:

Ponte Juscelino Kubitschek é bloqueada por manifestantes. (Foto: Divulgação)

Manifestantes bloquearam a ponte Juscelino Kubitschek, no centro de Teresina, por volta das 9h30. Trabalhadores montaram barricadas com cavaletes e placas da obra da duplicação da ponte para impedir a passagem de veículos. As duas vias da ponte, que dá acesso ao centro da capital, estão fechadas.


Iniciada às 9h10min:

Barricada bloqueia o trânsito na BR 316 (Foto: Divulgação)

Manifestantes construíram barricadas no km 14 da BR 316, bloqueando o trânsito de caminhões que entram ou saem da capital. De acordo com informações da PRF, os manifestantes exigem a presença da imprensa para desbloquear a via.

A manifestação ocorre em frente à entrada do conjunto Eduardo Costa.  Os moradores reivindicam melhorias no abastecimento de água e na infraestrutura da comunidade.

Além disso, representantes da categoria dos agentes penitenciários fazem agora manifestação em frente à Casa de Custódia. Os servidores se opõem à reforma da previdência, e exigem melhorias nas condições de trabalho e na estrutura das unidades prisionais do estado. Agentes penitenciários nas cidades de Parnaíba e Floriano também aderem ao movimento.

Segundo o presidente do Sindicados dos Agentes Penitenciários do Piauí, José Roberto Bezerra, disse que o movimento recebeu adesão de 100% da categoria. Estão suspensas as atividades externas dos presídios, como visitas, transferência de presos ou recebimento de advogados, enquanto as atividades internas continuam.

Os funcionários da Agespisa também se reuniram em frente à sede da empresa. A categoria se opõe principalmente à privatização da empresa e à contratação da Aegea. Além disso, os trabalhadores também são contra as reformas da previdência e trabalhistas.

GREVE GERAL

Os protestos seguem o movimento de greve geral, que ocorre hoje (28) em todo o país. Manifestações estão marcadas para ocorrer no centro da cidade ainda na manhã de hoje, com passeata pelos principais pontos. Várias categorias aderiram à paralisação nacional em protesto contra a Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista e Lei da Terceirização, propostas pelo governo do presidente Michel Temer. 

Dentre os profissionais que confirmaram a paralisação dos trabalhos no Piauí estão os policiais civis, agentes penitenciários, servidores federais, professores e servidores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professores e servidores da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), bancários, motoristas de ônibus, servidores do Município, servidores do Estado, quatro escolas particulares de Teresina, aeroviários, além do Tribunal Regional do Trabalho.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: