Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Guarda Municipal começa a atuar nas praças do Centro de Teresina

Ao todo, 18 guardas municipais se revezarão no horário das 8 às 22 horas, nas praças da Bandeira, Fripisa e Rio Branco

03/07/2017 11:54

A Guarda Municipal de Teresina começou a atuar nas praças do centro de Teresina nesta segunda-feira (3). Ao todo, 18 guardas municipais se revezarão no horário das 8 às 22 horas, nas praças da Bandeira, Fripisa e Rio Branco. O objetivo é garantir a preservação do patrimônio público e contribuir com a segurança da população que frequenta os espaços.

A atuação nas praças faz parte da estratégia da Prefeitura de expansão do trabalho da Guarda Municipal. “Iniciamos esse trabalho como um projeto piloto nos parques, como o Parque da Cidadania, Lagoas do Norte, Parentão e nos Centros de Esportes Unificados (CEUs) Norte e Sul. À medida que esse trabalho foi se consolidando, estamos ampliando para novas áreas. Os resultados alcançados até agora são positivos”, destaca o prefeito Firmino Filho.

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Samuel Silveira, destaca que, apesar de ser uma estrutura nova, a Guarda Municipal tem surtido efeitos positivos nos espaços públicos da cidade. “A Guarda tem atuado no sentido de buscar tornar nossos espaços públicos mais seguros. É importante destacar que a Guarda não se propõe a fazer o trabalho que é da Polícia Militar e da Polícia Civil, mas que a população tenha a referência de que, ocorrendo algum problema nesses espaços onde a Guarda atua, terá o suporte”, frisa. 

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Capitão Monteiro, a população em geral tem apoiado e aprovado o trabalho da Guarda. “Nesse primeiro momento, estamos com nossos guardas atuando nas praças da Bandeira, Rio Branco e Fripisa porque são praças com maior movimentação de pessoas e que estão concentradas no Centro da cidade. A Prefeitura tem buscado realizar um trabalho de revitalização do centro e a proposta também inclui esse reforço na segurança, devolvendo as praças para as pessoas, fazendo com que elas se sintam mais seguras e possam voltar a ocupar esses espaços”, pontua.

Atualmente, 110 guardas municipais já estão trabalhando em Teresina. Criada por meio da Lei Complementar nº 3.834, a atuação da Guarda Municipal é, primordialmente, para a proteção do patrimônio público e assistência à comunidade. Os guardas atuam em pontos como Parque da Cidadania, Complexo Esportivo Parentão, Parque Ambiental Lagoas do Norte e Centros de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul e passam, a partir desta segunda-feira (3), a atuar nas praças da Bandeira, Rio Branco e Fripisa.

Fonte: PMT
Mais sobre: