Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Greve dos Correios continua, mesmo após TST considerar o movimento "abusivo"

Decisão foi publicada ontem (28) pelo vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira; categoria estuda resposta jurídica

29/09/2017 09:51

O Sindicato dos Trabalhadores Correios do Piauí (Sintect-PI) confirmou nesta sexta-feira (29) que a greve continua, apesar da decisão tomada ontem pelo vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, que considerou o movimento “abusivo”.

O argumento usado pelo ministro para a caracterização foi de que a paralisação foi iniciada enquanto um processo de negociação coletiva estava em andamento. O ministro diz ainda, na decisão, que os servidores que continuarem de braços cruzados estariam “ausentes ao trabalho”, e que “cabe ao empregador adotar as providências que entender pertinentes, conforme sua conveniência”.


Foto: Moura Alves/ODIA

De acordo com a assessoria do Sintect-PI, o movimento continua forte nas cidades de Picos, Esperantina, Floriano, Parnaíba, Pedro II, Piripiri, Luzilândia, Oeiras, Bom Jesus e Piracuruca. Além desses, outros municípios também aderiram à greve, como Marcolância, Canto do Buriti, Joaquim Pires, Betânia do Piauí, São José do Peixe, Pedro Laurentino, Guadalupe, Simplício Mendes e Cristino Castro. No Brasil, 36 unidades dos Correios aderiram à greve, com exceção apenas da localizada na cidade de Bauru, interior de São Paulo.

Segundo o sindicato, a decisão não trouxe nenhuma diferença prática para o movimento, que continua da mesma forma. Os setores jurídicos dos sindicatos e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios (Fentect) estão estudando meios de entrar com ação na justiça contra a decisão.

Os trabalhadores se concentraram na Central de Distribuição dos Correios, no bairro Monte Castelo, para realizar assembleia e discutir a decisão. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: