Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falha em GPS pode ter causado incêndios em ônibus da Capital

Aplicativo de monitoramento notificou usuários sobre desligamento dos dispositivos do sistema de geolocalização do transporte público devido à suspeita.

22/08/2018 12:49

Quem precisou utilizar o aplicativo de monitoramento do transporte coletivo de Teresina, o StarBus, nos últimos dias, encontrou o sistema fora do ar. Isto porque o GPS dos ônibus, que fornecem ao sistema da Strans a localização em tempo real dos veículos, estão desligados devido a uma suspeita de falha no GPS, que teria relação com o incêndio ocorrido em uma garagem ocorrido na semana passada na Capital.


Foto: Reprodução/StarBus

A notificação do aplicativo informa que a maioria das empresas de transporte coletivo da Capital permanece com os GPSs desligados como uma medida de precaução. O Setut confirmou a informação de que a geolocalização da maior parte dos ônibus está desativada, e que só se pronunciará oficialmente após a conclusão da perícia no local do último incêndio.

Uma das suspeitas é de que os aparelhos de GPS estariam esquentando, causando o inchaço da bateria. Devido à situação, o StarBus não está mostrando o rastreamento remoto dos veículos e os usuários não conseguem acessar em tempo real A reportagem de O Dia procurou a Strans e aguarda a manifestação do órgão a respeito do problema.

Confira a nota do Setut na íntegra:

O SETUT esclarece que, devido aos incêndios ocorridos em ônibus de duas empresas, os equipamentos elétricos ou eletrônicos que já vem de fábrica e os extras  que são acoplados aos veículos foram desligados como medida preventiva, enquanto as empresas aguardam o resultado da perícia. As empresas  prezam pela segurança e melhor atendimento dos usuários.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: