Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Exposição de presépios e santa ceia visa dar visibilidade à arte santeira

O presépio já foi exposto ano passado, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, mas ainda não fazia parte do projeto

18/11/2017 11:54

Em Teresina pela primeira vez, a exposição do presépio e da santa ceia, que teve abertura na manhã de hoje (17) no Shopping da Cidade, tem como objetivo principal dar visibilidade à arte santeira, patrimônio piauiense. Produzida por um grupo de artesãos teresinenses, sendo eles o Mestre Dim, mestre Coxinha, mestre Valdir e sua esposa, a artesã Maria dos Remédio, a exposição está na sua 7ª edição e já passou por outros municípios do Piauí, entre eles Oeiras, Parnaíba e Campo Maior. 

A exposição está disponível para visitação no Shopping da Cidade. Fotos: Elias Fontinelle/ODIA

Muito mais do que resgatar, o projeto quer divulgar a arte santeira com a exposição gratuita e tem como público alvo a sociedade em todas as suas classes. Segundo os produtores, foi esse o motivo da escolha do Shopping da Cidade, local de muito fluxo e central da capital. “O nosso intuito é divulgar a arte santeira por amor. Alguns chamam de resgate, mas para mim não é resgate. A arte santeira sempre esteve viva, o problema é só a divulgação”, diz o mestre Valdir.

Em Teresina, o presépio já foi exposto ano passado, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, mas ainda não fazia parte do projeto.  Já a santa ceia é inédita na capital e foi alvo de muitos olhares admiradores durante a abertura da exposição. “A santa ceia é toda trabalhada em motivos da nossa fauna e flora. Enriquecendo carnaúbas, com os nosso animais. Cada santo vem com um diferencial bem nordestino e piauiense”, detalha a artesã Maria dos Remédios, que também frisa a importância da mulher na arte santeira. 


A Santa Ceia é excluisiva dessa exposição. Foto: Elias Fontinelle/ODIA

Para a administradora do Shopping da Cidade Maria Inês Lopes, a exposição ajudará também na maior movimentação do espaço. Segundo ela, os visitantes aquecerão as vendas nesse período de natal. “Nós abraçamos o projeto da arte santeira, que é uma arte nossa e vimos como as peças são lindas, a montagem ficou perfeita. Sem dúvida, a exposição vai movimentar mais o shopping. Acredito que a visitação à exposição, vai aumentar o fluxo de clientes e esquentar as vendas”, afirma ela. 

Por conta de cada traço, a santa ceia, levou cerca de três a quatro meses para ser finalizada. Já o presépio, como tem menos peças, foi feito em uma média de 60 dias. E a ideia do grupo é que as edições não parem. Eles esperam convites de outras cidades, para que possam levar a arte santeira para todo o Brasil.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Karoll Oliveira
Mais sobre: