Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Esgoto construído no meio da rua revolta moradores na Vila Bandeirante

População relata que situação piora no período chuvoso chegando a causar acidentes

18/04/2017 08:27

Diferente do que se vê em outras regiões de Teresina, um córrego localizado na Rua Nicinha, na Vila Bandeirante, foi construído no meio da rua, causando transtornos aos moradores, que relatam a presença de buracos e alagamentos durante o período de chuva. Além disso, o esgoto também vem de outros bairros e, com a água da chuva, sai carregando lixo e até mesmo animais mortos. 

A reclamação de quem mora no bairro é da localização do córrego, que passa no meio da rua, e não ao lado do meio fio. A aposentada Rosemeire Castro mora no bairro há 27 anos e alega que o maior problema enfrentado pelos moradores é o alagamento quando chove, além do calçamento que fica danificado. 

Esgoto também acumula lixo e até animais mortos (Foto: Moura Alves/ O Dia)
“Esse serviço foi ruim e é assim desde a construção do bairro. Meu pensamento é que ele deve ser de lado, não no meio. Quando vem a chuva, a água sobe e, se duvidar, é possível botar até canoa para passar”, comenta. 

Segundo Rosemeire, os acidentes na Rua Nicinha são muitos. Além do córrego localizado no meio da via, ele é raso, causando transbordamentos e, por conta do acúmulo de água, é comum transeuntes escorregarem, motos caírem em buracos e pneus de automóveis furarem. A aposentada alega que, apesar dos diversos consertos realizados no calçamento da região, os próprios moradores precisam tapar os buracos com pedras após o calçamento ficar danificado por conta da chuva. 

Para Rosemeire, a solução seria construir o córrego de outra forma. “Tem que tirar o esgoto do meio da rua. O dinheiro que já gastaram consertando pedaços da rua, já poderia ter feito esse esgoto e teria até sobrado”, argumenta a moradora. 

Problemática se deve às ligações irregulares de esgoto 

De acordo com o gerente de Obras da SDU/Leste, José Alberto Guimarães, a Rua Nicinha é considerada uma “rua calha”, ou seja, um local onde a água da chuva converge para o meio da rua para haver escoamento. Segundo ele, o pavimento das ruas não é apropriado para receber esgoto familiar e o problema no local é a presença de ligações irregulares de esgoto. 

(Foto: Moura Alves/ O Dia)

“Cada casa produz seu esgoto, oriundo das pias, do vaso, de lavagem de roupa e essas ações geram esgoto, só que ele não pode ser jogado na rua. O esgoto tem que passar por tratamento individual, que é a fossa. Como há ligação irregular, acaba danificando o calçamento. O problema é de saneamento básico das casas que jogam esgoto para rua, o que é irregular”, explica. 

Segundo a SDU/Leste, é difícil controlar essas situações de esgotos irregulares, pelo fato de que, geralmente, nestas localidades mais vulneráveis, as pessoas, muitas vezes, não têm condição de manter um sistema de fossa dentro dos padrões. José Alberto Guimarães afirma que a Prefeitura não tem como fazer a ligação para todo mundo que precisa. 

A SDU/Leste informou que já recebeu a demanda relativa à Rua Nicinha e vai encaminhá-la ao cadastro de recuperação de vias, para agilizar a reconstrução do calçamento. Isso deve acontecer nos próximos dias. O local já passou por obras de recuperação no ano passado. 

Agespisa 

Por meio de nota, a Agespisa informou que vai encaminhar uma equipe para verificar a situação da rede de esgoto localizada na Rua Nicinha. A empresa disse ainda que vai tomar as providências necessárias para regularizar a situação no local. 

Para reclamações de vazamentos e falta de água, os usuários podem ligar 0800 086 8888. O serviço funciona 24 horas, inclusive nos feriados. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

Edição: Virgiane Passos
Por: Letícia Santos
Mais sobre: