Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem 2022: Depois de três tentativas, aluna que tirou mil na redação quer cursar medicina

A teresinense Ana Carolina conta que o sentimento é de felicidade: “finalmente irei entrar na universidade"

09/02/2023 16:02

A estudante Ana Carolina Angelim Damasceno, de 20 anos, que foi a única piauiense a conquistar a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, percorreu um longo caminho até chegar a esse resultado. A aluna do Instituto Dom Barreto conta que quer cursar medicina e que já havia tentando atingir a nota outras três vezes.

“O sentimento é de felicidade e trabalho cumprido. Tirei um peso das costas, porque eu já estava na quarta tentativa fazendo o Enem. Tive medo de ter que fazer o pré-vestibular mais uma vez, mas deu tudo certo”, disse a estudante ao Portal O Dia.

Estudante Ana Carolina Angelim Damasceno, nota mil no Enem 2022 (Foto: Jailson Soares/ODIA)

A redação do Enem 2022 trouxe como tema “os desafios da valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” e Ana Carolina lembra que estava familiarizada com o assunto, uma vez que ele já havia sido abordado outras vezes no pré-vestibular. Dentre as estratégias utilizadas no texto, a estudante comenta que usou conceitos da história e literatura. “No meu repertório usei as ideias que já sabia e gostava. Durante o pré-vestibular, sempre busquei melhorar o meu texto, identificando quais eram as minhas dificuldades para que pudesse melhorar”, destaca.

Estudante nota mil do Enem quer cursar medicina em Teresina (Foto: Jailson Soares/ODIA)

Agora, Ana Carolina aguarda para iniciar uma nova fase da vida: adentrar na universidade para o curso que sempre quis. A estudante ressalta que pretende permanecer em Teresina, onde estão seus familiares e amigos. “Minha família está muito feliz, minha mãe chorou de felicidade quando liguei e contei o resultado. Estou com uma grande expectativa porque o Sisu ainda não abriu, mas o sentimento é de esperança de finalmente cursar algo que sempre sonhei”, comemora.

Aluna ficou sem celular durante o processo de estudo: “usei isso ao meu favor”. 

Dentre as estratégias utilizadas por Ana Carolina, uma chamou bastante atenção: a estudante conta que acabou ficando acidentalmente sem celular por um tempo e isso a ajudou a estudar e focar no exame. “Fiquei sem celular porque ele quebrou e não consegui consertar, então usei isso ao meu favor. Mas, não foi nada planejado”, aponta.

A estudante reforça que é necessário ter uma rotina de estudos adequada. “É importante fazer as coisas com calma e não entrar em desespero, eu sei que é difícil, pois tem muita pressão psicológica, mas o ideal é manter a calma e se planejar”, acrescenta. 

“A dica que eu dou para quem está começando o pré-vestibular é sempre buscar ver as suas falhas, praticar a redação, fazer textos de todos e eicos e ficar mais íntimo dos temas para não ser pego de surpresa”, conclui. 

Ana Carolina afirma que para ter uma boa nota é preciso ter uma rotina de estudos (Foto: Jailson Soares/ODIA)

No Piauí, mais de 83 mil estudantes piauienses se inscreveram no Enem. Desse total, 85% dos alunos são oriundos da rede pública de ensino. Segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC), vinte e um estudantes alcançaram nota mil na redação. Veja a lista de estados:

  • Rio Grande do Norte: 02
  • Pernambuco: 01
  • Alagoas: 01
  • São Paulo: 01
  • Ceará: 03
  • Piauí: 01
  • Minas Gerais: 02
  • Bahia: 01
  • Rio Grande do Sul: 01
  • Rio de Janeiro: 04
  • Distrito Federal: 01
  • Paraíba: 01
  • Amapá: 01
  • Amazonas: 01

Edição: Ithyara Borges
Mais sobre: