Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Encerrado o estoque das vacinas contra o HPV para 15 a 26 anos em Teresina

Estão disponíveis normalmente só as vacinas voltadas ao público de 11 a 15 anos e meninas de 9 a 15 anos.

23/08/2017 13:28

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) informa que já se esgotaram as doses de vacina contra HPV que estavam disponibilizadas para homens e mulheres até 26 anos. 

Segundo a orientação do Ministério da Saúde, a vacinas disponíveis eram as pertencentes ao estoque com prazo de validade até setembro de 2017, que totalizavam 300 doses. A FMS frisa que estão disponíveis normalmente as vacinas voltadas para o público-alvo habitual, que são os meninos na faixa etária de 11 a 15 anos e meninas de 9 a 15 anos.

Aos pertencentes à faixa etária de 15 a 26 anos que tomaram a vacina, a FMS garante a adminstração das duas doses subsequentes de acordo com o esquema de três doses."É importante tomar as três doses para que a cobertura da vacina seja eficaz", reforça Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A vacinação de rotina do HPV para os meninos de 11 a 15 anos e meninas de 9 a 15 anos deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas. Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Fonte: Fundação Municipal de Saúde
Mais sobre: