Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, vacinação contra raiva segue na zona Leste e Norte até as 17h

A próxima etapa acontece nas zonas Sul e Sudeste, no próximo sábado (10).

03/11/2018 14:11

Proteger a saúde dos animais é proteger a saúde da população como um todo. A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra raiva começou por volta das 08h deste sábado (03) e segue até as 17h. Ao todo, 133 postos estarão abertos imunizando cães e gatos a partir dos três meses de idade.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, a vacinação de raiva é muito importante porque é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. "As vacinas dos animais são produzidas com o mesmo cuidado que a dos humanos, e não há reaproveitamento de agulhas, porque nós respeitamos tanto os animais quanto os humanos que cuidam deles", disse a diretora.

A movimentação foi intensa na Escola Deputado Joaquim Calado, no Satélite, onde aconteceu a abertura da campanha. Maria do Carmo Sampaio levou a cadelinha Pit, de 3 anos, e diz que cuida dela como se fosse uma criança. "Eu trago todos os anos para vacinar e trato bem, porque ela além de nossa amiga é a segurança da nossa casa", relata a dona. Já o pedreiro Manoel Ribeiro levou pela primeira vez seu cãozinho Mosquito. "Ele deve ter uns 3 anos, mas eu peguei pra mim tem um ano mais ou menos. Ele é a alegria da família e a gente se preocupa demais com a saúde dele", conta ele. 

A próxima etapa acontece nas zonas Sul e Sudeste, no próximo sábado (10). Em seguida vem a zona Rural, que segundo Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS, está prevista para os dias 24/11 e 01/12. "A meta é imunizar mais de 140 mil animais juntando as zonas urbana e rural", esclarece a gerente.

Na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2017 foi imunizado um total de 122.446 animais. O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Fonte: Da redação
Mais sobre: