Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Denúncia: paciente tem dificuldade em agendar consultas pelo IAPEP

Segundo o denunciante, as ligações não são atendidas e só duas vagas por dia

17/11/2020 11:32

Um paciente denuncia que está tendo dificuldades em agendar consultas no Hospital São Marcos. O denunciante, que preferiu não divulgar seu nome e é conveniado pelo IAPEP, conta que por diversas vezes já tentou agendar consulta para uma especialidade, mas as vagas sempre estão preenchidas.

“Há três semanas tento agendar uma consulta para o médico endocrinologista pelo IAPEP no atendimento por telefone do Hospital São Marcos, que se inicia às 7h, às segundas, quartas e/ou sextas-feiras, mas sem sucesso. Quando atendem, fica tocando uma música por até 20 minutos, em seguida a atendente informa que as vagas foram preenchidas, isso quando a ligação não cai e temos que ligar novamente”, relata.

(Foto: Reprodução internet)

Ele enfatiza que precisou agendar consulta com outra especialidade para conseguir a requisição dos exames que faz regularmente. O paciente ressalta a necessidade de mais agilizar o atendimento por telefone, de forma que os usuários não sejam atendidos em tempo hábil, especialmente pelo fato de as vagas serem limitadas.

“O sistema é falho. Você telefona pontualmente no horário que eles pedem, e que são cruciais para conseguir uma consulta, pois são apenas duas vagas pelo IAPEP, e mesmo assim não é possível, porque ficamos até 20 minutos na linha e, quando atendem, já informam que as vagas foram preenchidas. É um verdadeiro absurdo, uma falta de respeito, senão um crime contra os usuários de sistema de saúde”, pontuou o denunciante.

Contraponto

Por meio de nota, a assessoria de comunicação do Hospital São Marcos informou que as consultas são marcadas por especialidade, de acordo com a oferta de horários por parte das equipes médicas. Que o São Marcos não tem registro de nenhuma reclamação desta ordem, nem de usuários, nem do próprio IAPEP. As marcações de consultas e retorno dos atendimentos podem acontecer no ramal 2106-8000.

Já a assessoria de comunicação do IAPEP informou, através de nota, que em caso de consulta, o segurado deve se dirigir à clínica ou hospital para realizar o atendimento normalmente, bem como os exames, que são solicitados pelo médico através do sistema. O Instituto funciona de segunda e sexta, das 7h30 às 13h30.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: