Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação no Piauí: pessoas com deficiência precisam de atestado e ter mais de 60 anos

A vacinação vai começar com idosos de 60 anos com alguma comorbidade ou institucionalizadas

18/03/2021 12:33

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou, na tarde desta quinta-feira (18), que a vacinação para pessoas com deficiência deve iniciar na próxima semana, seguindo o calendário de cada município. A vacinação vai começar com idosos com mais de 60 anos com alguma comorbidade ou institucionalizadas. Ela terá que ser comprovada mediante atestado ou laudo médico. 

Foto: Arquivo/Sesapi

Em nota, a Sesapi garantiu que vai enviar para os municípios doses para esse público específico ainda nessa semana.

Uma celebração simbólica em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no próximo domingo (21), vai vacinar uma pessoa de cada segmento de deficiência, para marcar o início da vacinação.

A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra Covid-19 no Piauí está determinada pela Lei nº l7.486, aprovada pela Assembleia Legislativa (Alepi) e sancionada pelo governador Wellington Dias. A medida permite a inclusão do novo grupo de prioridade sem afetar os grupos já definidos pelo Ministério da Saúde, porque vai utilizar um percentual da chamada reserva técnica dos lotes de vacinas.  

Calendário para acompanhar a vacinação

As pessoas com deficiência devem acompanhar o calendário de vacinação do seu município, que vai respeitar as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Mais sobre: