Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corso 2023: foliões não poderão entrar com garrafas de vidro; veja outras orientações

Em todos os pontos de acesso à Avenida Raul Lopes terá seguranças particulares com detectores de metal, impedindo a entrada de objetos e armas, além de garrafas de vidro

10/02/2023 10:17

O Corso de Teresina está de volta após o período pandêmico e as expectativas para o evento, que acontece neste sábado (11), são as melhores possíveis. Mas, para que tudo ocorra de maneira tranquila, o folião precisa ficar atento a algumas orientações, especialmente do que pode e não pode no dia. Todas as orientações sobre a segurança e planejamento para o Corso de Teresina foram dadas nesta sexta-feira (10) no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG).

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), André Viana, explica que seguranças particulares estarão em todos os pontos de acesso da Avenida Raul Lopes com detectores de metal impedindo a entrada de armas de fogo e choque, facas e objetos pontiagudos, além de garrafas de vidro. 

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Os foliões não poderão entrar com garrafas de vidro. Em todos os acessos do corredor da folia terá vigilância privada justamente para passar o detector de metal, para que ninguém entre armado, com faca ou outro objeto, e também para ter controle com relação às garrafas de vidro”, disse, destacando que também não é permitido adentrar o corredor da folia com paredões de som.

Ao todo, serão mais de 100 guardas municipais na área, que farão patrulhamento preventivo no entorno e no corredor da folia, tanto a pé como nos 12 elevados da Força de Segurança. Além disso, a Guarda Civil Municipal contará com um cão farejador e dois drones.

Os guardas municipais iniciam a operação de segurança no Corso às 14h e ficam até a dispersão do público e trabalhadores do evento. O esquema geral de segurança conta ainda com o monitoramento de tornozelados e atendimento específico para mulheres que se sintam importunadas. 

(Foto: Nathalia Amaral/ODIA)

Segurança do Rio Poti

O Corpo de Bombeiros do Piauí também estará presente no Corso de Teresina e irá destacar 25 militares para atuarem no combate ao incêndio e resgate de vítimas. De acordo com o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Emídio Oliveira, uma equipe também ficará posicionada no Rio Poti, prevenindo possíveis fugas pelo local em casos de tentativas de assalto.

“Em casos de fugas pelo rio, teremos uma embarcação dos Bombeiros no local. Ao todo, 25 bombeiros estarão atuando no evento, em conjunto com a Polícia Militar”, disse. 

Pessoas com tornozeleira eletrônica serão encaminhados à Central de Flagrantes

Uma das determinações da Secretaria de Segurança Pública do Piauí é que as pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônicas sejam presas se forem flagradas no Corso de Teresina. O secretário de Segurança, Chico Lucas comentou que irá expedir uma portaria orientando a Polícia Militar sobre essa especificação.

"Se tiver qualquer um com tornozeleira eletrônica, tem que levar imediatamente para Central de Flagrantes e apresentar para o juiz. A pessoa sai da cadeia com a medida alternativa, mas ela tem ordem a cumprir, se não cumprir, tem que prender. Ainda hoje vou baixar uma portaria orientando essa especificação para que a PM prenda e encaminhe à Central de Flagrantes qualquer um com tornozeleira que for flagrado pela Sejus no Corso", disse.

Segurança integrada no Corso

Todos os agentes de segurança de Teresina e do Piauí estarão integrados para garantir que o Corso 2023 seja um local de folia e alegria. Assim, mais de mil policiais e demais agentes estão na Avenida Raul Lopes, neste sábado (11), dispostos em diversos trechos do corredor da folia. Ao longo do percurso, que terá 1,1 km, haverá 12 plataformas elevadas e policiais de todas as modalidades de patrulhamento: a pé, de moto, fluvial, cavalaria, aéreo.

“Ao todo, serão mais de mil agentes de segurança, que ficarão até o término do evento, quando as pessoas estiverem saindo e indo buscar seus veículos ou ônibus, por isso vamos reforçar o policiamento também no entorno. Teremos também as Viaturas Lilás, da Patrulha Maria da Penha, com o Centro Integrado de Controle, que estará lá com a Polícia Civil, Strans, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros ”, disse o comandante da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes.

Mais sobre: