Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Consumo da sobremesa gelada cresceu 80% na última década no Brasil

23 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Sorvete

23/09/2017 09:43

 Hoje (23) é comemorado o Dia Nacional do Sorvete. A data, criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) desde 2003, foi uma forma de marcar o início da subida das temperaturas no Brasil. Devido ao calor, o consumo de sorvete aumenta consideravelmente neste período, tornando a sobremesa gelada uma das principais escolhas do público que não dispensa algo doce.

Na última década, o consumo de sorvete no Brasil teve um aumento de 80%, colocando o País no 12ª lugar entre os países que mais consomem esta iguaria, com um total de 1,305 bilhões de litros por ano, em 2014. Segundo a ABIS, entre 2002 e 2009, o consumo total de sorvetes no Brasil cresceu 39,5%, passando de 713 milhões de litros para 995 milhões de litros consumidos por ano. O consumo individual cresceu 28,71% no período. Cada brasileiro toma, em média, 5,20 litros por ano.


A fábrica de sorvestes Brisa produz sorvetes e picolés. Foto: Moura Alves/ODIA

Muitas pessoas veem nessa expansão do mercado uma oportunidade para empreender ou ampliar os negócios. Foi o que fez a empresária Patrícia Freitas, que há dois anos montou a fábrica de Sorvete Brisa, que produz sorvetes e picolés, além de desenvolver sabores exclusivos para seus distribuidores. 

Segundo ela, nesse período mais quente do ano, as vendas chegam a crescer até 50%, podendo aumentar até dezembro. Patrícia pontua que os gelados à base de frutas, especialmente as cítricas, são os preferidos e com mais saída, exatamente pela refrescância que proporciona.

“Os sabores de frutas cítricas, como cajá, abacaxi e limão, tendem a sair mais, mas as pessoas querem algo gela¬do para refrescar, então o sabor acaba não sendo a principal escolha. Porém, apesar da procura aumentar nesse período, a população ainda não tem o hábito de tomar tanto gelado, porque não entendem o valor nutricional que ele tem, não sendo apenas uma guloseima, mas um alimento que nutre, principalmente os que são produzidos com frutas”, destaca.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: