Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cerca de 250 detentos deixaram o sistema prisional para o dia dos pais

Eles têm uma semana de liberdade provisória e devem retornar ao presídio no dia 15. Juiz avalia medida como necessária para manutenção da segurança pública.

09/08/2017 17:17

Cerca de 250 detentos deixaram os presídios de Teresina ontem (08) para a saída temporária de Dia dos Pais. A informação é do titular da Vara de Execução Penal, juiz José Vidal de Freitas, que analisa a situação dos presos e concede o benefício. Para que o detento consiga o direito da saída temporária, ele deve estar no regime semiaberto e apresentar bom comportamento.

A saída temporária deste ano vai durar oito dias e os presos devem se apresentar novamente nas unidades prisionais na próxima terça-feira (15). Durante todo esse tempo, eles estarão sem monitoramento, daí a importância de se observar atentamente aqueles que merecem ser contemplados com o benefício. É o que pontua o juiz Vidal de Freitas.

“Nós liberamos temporariamente somente aqueles que sabemos que têm condições de estar fora por alguns dias por apresentarem menores chance de cometer delitos. E a eficiência da saída temporária se reflete na taxa de retorno que temos, que varia entre 97% e 99%, ou seja, praticamente todos aqueles que são liberados, retornam dentro do prazo estabelecido e sem nenhuma ocorrência”, avalia o titular da Vara de Execuções Penais.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

A Justiça diz que faz um levantamento junto à Polícias Civil e Militar para verificar se foram registradas ocorrências ou flagrantes envolvendo presos beneficiados com a saída temporária. Caso isso tenha acontecido, o detento tem uma regressão do regime semiaberto para o regime fechado e perde o direito a futuras saídas temporárias, além de estar sujeito a acréscimo na pena.

Para o juiz Vidal de Freitas, a saída temporária é necessária para a manutenção da segurança pública, uma vez que é a chance de o detento mostrar para o sistema judiciário que está apto para retornar à liberdade e testar o poder se ressocialização do sistema prisional.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: