Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Casa desaba no Centro de Teresina; imóvel estava em processo de tombamento pelo Iphan

Segundo a Defesa Civil Municipal, o prédio caiu por causa do acúmulo de umidade, devido ao excesso de chuvas dos últimos dias.

19/04/2023 09:09

Uma casa desabou na madrugada desta quarta-feira (19) no Centro de Teresina. O imóvel fica localizada no cruzamento das ruas 24 de Janeiro com Desembargador Freitas. A residência abandonada estava em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo a Defesa Civil Municipal, o prédio caiu por causa do acúmulo de umidade, devido ao excesso de chuvas dos últimos dias.

O gerente operacional da Defesa Civil, Marcos Rolf,  informou que o prédio já estava abandonado há bastante tempo e que há cinco meses o órgão esteve no local para isolar a área. 

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

“Já denunciamos esse prédio ao Estado para que fosse tomada uma providência. É uma construção antiga e histórica e pedimos que tomassem providência para não acontecer o que aconteceu. Graças a Deus não tinha ninguém passando por perto, porque teria sido um desastre”, disse Marcos Rolf, destacando que o local será novamente isolado e denunciado ao Estado.

A Defesa Civil aponta que há, pelo menos, 400 imóveis em Teresina sob risco de desabamento. A entidade está em alerta e irá comunicar os órgãos responsáveis para que acompanhe a situação estrutural desses imóveis. Em 2018, outro prédio antigo localizado no Centro da capital também desabou. "A Defesa Civil vai protocolar e pedir urgência para que seja feita uma reforma ou tomada outra providência nesses prédios”, pontua.


(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Uma equipe da Equatorial foi acionada e para avaliar os danos causados ao poste que fica na frente do imovel, que ameaça cair. De acordo com Otávio Ribeiro, agente da Equatorial, se o poste estiver sem danos na base, ele poderia ser realinhado. Por causa do desabamento, a energia na área teve que ser desligada. Ao todo, 113 clientes (domicílios) estão sem energia no trecho da rua 24 de Janeiro. 

Antes do prédio ser desativado e tombado funcionava como sede de um Centro de Apoio ao Estudante.

(Foto: Reprodução/Google Maps)

Mais sobre: