Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após descumprirem decreto, mais de 1300 estabelecimentos são fechados

Os locais foram autuados por equipes da Vigilância Sanitária e pela Polícia Militar do Piauí

31/03/2021 11:17

Em apenas quatro dias, 1.337 estabelecimentos foram orientados e fechados por descumprirem as determinações do decreto estadual nº 19.550, que determina medidas mais restritivas para evitar o avanço da Covid-19. Os locais foram autuados por equipes da Vigilância Sanitária, tanto municipal como estadual, e pela Polícia Militar do Piauí.

Segundo o major Cleber Bezerra, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, entre os dias 25 e 28 de março, foram feitos 2.372 atendimentos, com 20 apreensões de arma de fogo, 31 TCO’s Totais (Termo Circunstanciado de Ocorrência), 08 TCO’s por perturbação e 14 TCO’s por medidas sanitárias.

“Estamos cumprindo o decreto da última sexta-feira (26), que aborda o Lockdown das 20h às 5h da manhã, e autuamos bares, restaurantes e congêneres, que são as lojas de conveniências e postos de combustíveis, que estão funcionando de forma ilegal, já que não podem estar abertos e também porque é proibido o consumo de bebida alcoólica em público, sendo que neste último decreto está proibida, inclusive, a venda, somente por delivery”, disse.

Major Cleber Bezerra, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (Foto: Divulgação/PMPI)

Operação Covid-19

A Polícia Militar do Piauí lançou a Operação Covid-19 para fiscalizar e autuar estabelecimentos comerciais que estão descumprindo as recomendações dos decretos, municipal e estadual, que visam controlar a disseminação do novo coronavírus. Somente nesta terça-feira (30), no turno da noite, foram orientados e fechados 39 estabelecimentos em três zonas da Capital.

Bares, Restaurantes, Postos de Combustíveis e lojas de conveniência, orientados e fechados por zona:

 - Zona Leste: 17 estabelecimentos;

 - Zona Norte: 12 estabelecimentos;

 - Zona Sudeste: 10 estabelecimentos.

Na zona Leste, dois restaurantes localizados no prolongamento da Avenida João XXIII foram autuados pela Vigilância Sanitária. Outros dois restaurantes foram autuados pela Polícia Militar do Piauí através da confecção de 02 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s). Ambos os estabelecimentos foram fechados por aglomeração de pessoas e consumo de bebidas alcoólicas em público.

“Além da autuação administrativa, eles ainda responderão à Justiça por desobedecerem ao decreto e às medidas sanitárias. São dois restaurantes grandes e famosos aqui em Teresina que estavam com aglomeração, vendendo e consumindo bebida alcoólica no interior do estabelecimento ”, falou o major Cleber Bezerra.

Participaram da Operação sete viaturas da PMPI e cerca de 15 agentes públicos, tanto da Vigilância Sanitária do Município e Estado, como policiais militares.

Decreto

O decreto nº 19.550, assinado na última sexta-feira (26), autorizava o funcionamento das atividades econômicas, como o comércio em geral, bares e restaurantes, na segunda-feira (29), desde que não gerasse aglomerações. A partir de terça-feira (30), até o próximo domingo de Páscoa (4), tais estabelecimentos devem permanecer fechados, com algumas exceções.

Mais sobre: