Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após acidente com criança, Bombeiros alertam para perigos de escadas rolantes

Uma criança de apenas cinco anos teve o dedo mindinho do pé direito amputado após prender a sandália na escada rolante de um shopping de Teresina.

20/11/2017 18:05

Todo cuidado é pouco, quando o assunto é a proteção das crianças! Mas apesar disso, acidentes são registrados vez por outra com crianças em escadas rolantes, a exemplo do que ocorreu no último sábado, 18, dentro de um shopping de Teresina. Uma criança de apenas cinco anos teve o dedo mindinho do pé direito amputado após prender a sandália na escada. A orientação do Major Veloso, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, é que cuidados simples do adulto com filhos pequenos ao descer ou subir escadas rolantes podem evitar acidentes. 

Na tarde de hoje, 20, no Shopping da Cidade, centro comercial de Teresina, crianças acompanhadas de pais desciam e subiam as escadas rolantes do local seguradas pela mão durante todo o trajeto. Raissa Laine, mãe do pequeno Angelo David, 4 anos, de Pedreiras (MA), diz que sempre segura a mão do filho ao descer ou subir todo tipo de escada, principalmente rolante.  A tia Vitória Rodrigues, desceu duas vezes segurando a mão do menino. "Sempre tenho esse cuidado em pegar na mão dele porque sei do risco", frisou. 

A tia Vitória Rodrigues e o sobrinho Angelo David, de 4 anos. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

Andressa Cristina Rodrigues, 25 anos, do bairro Santa Bárbara, zona Leste de Teresina, esteve também fazendo compras no Shopping da Cidade, mas não desgrudava da mão da filha Maria Júlia, 4 anos. Ao descer a escada rolante, do segundo piso, o cuidado era visível ao segurar com firmeza a mãe da menina. "Graças a Deus, nunca aconteceu nada com ela. Sempre venho fazer compras aqui e descemos as escadas sem problemas", acrescentou. 

A mãe Andressa Cristina Rodrigues e Maria Júlia, de 4 anos. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

Raylane Cunha, 11 anos, também é outra criança cuidadosa. Ela disse que nunca desce a escada rolante sem segurar na mão da mãe Eliane Gomes, residente no Portal da Alegria, zona Sul da Capital. Segundo a mãe, todo cuidado é pouco com criança. "Outro dia presenciei uma criança se machucar na escada porque descia sozinha, sem a proteção de um adulto. Em virtude disso, meus cuidados redobraram com minha filha, mesmo sendo de 11 anos", pontua. Na mesma linha de raciocínio, o empresário Renato Lima, que desceu as escadas segurado na mão da filha Renata, 7 anos. Esse cuidado, segundo ele, é indispensável para evitar acidente em qualquer tipo de escada, rolante ou não. 

O pai Renato Lima e Renata, de 7 anos. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

Orientações

O Major Veloso orienta que cuidados simples podem evitar acidentes na escada e esteira rolantes. Apesar da escada e esteira não serem itens contabilizados no quesito de emergências esses equipamentos têm uma legislação própria e exigem cuidados de engenheiro da área para a questão técnica e manutenção. 

A recomendação é que o adulto, o pai ou mãe, sempre precisa estar atento aos movimentos dos filhos pequenos quando descer ou subir escada ou esteira rolante. Segurar bem a mão da criança ou carregá-la no colo. Como criança usa sandálias diferente das de adultos, o risco de algum acidente existe. Para isso, é preciso ter atenção redobrada. 

De acordo com as recomendações do Major, durante o percurso, jamais deixar a criança colocar a cabeça para fora da escada na intenção de olhar para baixo. Além de correr o risco de cair, também há perigo entre o cruzamento da escada que sobe com a que desce.

Crianças de colo devem ser carregadas no colo. E as crianças maiores devem ser seguradas pela mão durante todo o trajeto.

Os pés precisam ser posicionados dentro da área do degrau, sem deixar uma ponta para fora ou encostar ao degrau, assim evita o desequilíbrio ou enroscar em algum ponto da escada.

Ao subir, a criança deve sempre ficar na frente dos pais. E ao descer, os pais ficam na frente e segurando as mãos.

Por: Luiz Carlos de Oliveira
Mais sobre: