Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

150 pessoas protestam por direito à moradia em frente à Prefeitura de Teresina

Os manifestantes são moradores da ocupação Alto do Vale na Região do Vale do Gavião

15/01/2018 11:21

Alegando despejo pela Prefeitura, os moradores da ocupação Alto do Vale, localizada no bairro Vale do Gavião, realizam uma manifestação em frente à Prefeitura de Teresina, e afirmam que só deixaram o local após um posicionamento do prefeito Firmino Filho sobre a ordem de desepejo. Os moradores estão na ocupação desde 2015.

Os manifestantes na frente da Prefeitura de Teresina. Foto: Moura Alves/ODIA

 “Apareceu uma suposta dona afirmando que lá [terreno] é dela, a gente quer que o prefeito apareça e demarque qual é o local que pertence a prefeitura, para gente poder continuar a ficar lá sem risco de despejo”, conta a moradora Maria do Carmo Nascimento.

A principal reinvindicação dos manifestantes é um diálogo com o prefeito Firmino Filho para que mantenha a população da região em suas casas. “A gente quer derrubar essa liminar dessa proprietária. A gente quer falar com o prefeito para que ele dê uma posição sobre isso. Já temos casas construídas no local, queremos nosso direito à moradia”, exige a moradora Flauza Fernandes.

Os manifestantes estavam na porta da prefeitura desde cedo e afirmam que só deixaram o local após uma resposta do prefeito. Foto: Moura Alves/ODIA

Existem 150 famílias habitando atualmente na área do Alto do Vale e, segundo Douglas Bezerra, a população busca desde outubro uma audiência com o prefeito para discutir a situação. “A gente marcou audiência novamente na semana passada, enviamos um oficio, marcamos uma reunião para hoje afim de tratarmos sobre essa situação”, explica. 

Cerca de 150 famílias ocupam a área do Aldo do Vale na zona Lesta da capital. Foto: Assis Fernandes/ODIA

O outro Lado

Em resposta ao ODIA, a Prefeitura Municipal de Teresina explicou que o local da ocupação compreende uma área verde, de propriedade do município, e que, portanto, não pode construída moradia. Outro terreno localizado próximo e que também foi ocupado por populares é de propriedade particular em que o proprietário também solicitou reintegração de posse na Justiça.

 A Prefeitura informa que, a pedido do Ministério Público, foi feito o cadastro das famílias que estavam na área e que um novo encontro com representantes do Ministério Público foi agendado para o dia 23 de janeiro para se discutir a situação dessas famílias.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Gabrielle Alcântara
Mais sobre: