Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

WhatsApp x Snapchat: quem leva a melhor na disputa das imagens que somem?

Recurso do app do fantasminha é mais bem acabado, mas serviço do Facebook é popular e possui mais de 1 bilhão de usuários.

24/02/2017 14:28

Se você não gosta do recurso criado pelo Snapchat de destruir imagens compartilhadas com amigos, tem quem goste. Um dos maiores fãs é o Facebook, que já o implantou em vários de seus serviços: levou a ferramenta ao Instagram, criou um aplicativo novo só para reproduzi-la e, nesta quarta-feira (22), liberou-a no WhatsApp, app de bate-papo mais usado pelos brasileiros.

No Instagram, as imagens que somem depois de 24 horas ganharam o nome de Stories e já são usados por 150 milhões de usuários todos os dias, apenas uma fração do total de seu público de mais de 600 milhões, segundo dados divulgados pelo Facebook em janeiro. O sucesso faz a função já ter uma audiência equiparável ao total de usuários do Snapchat, de 158 milhões de pessoas.

Só que a chegada do recurso, até então um trunfo do Snapchat, ao WhatsApp e aos seus mais de 1 bilhão de usuários amplifica o alcance da ferramenta. Isso também pode virar um tiro no pé, já que outro atrativo das fotos que somem é que a espontaneidade do que é retratado. Fica difícil, no entanto, se sentir à vontade em publicar o Status de uma festa em um aplicativo usado cada vez mais para contatos profissionais.

As configurações de privacidade do Status podem ajudar a resolver esse problema, pois permitem filtrar quem poderá ou não ver conteúdos publicados como Status. O Snapchat também possui essa opção, com o adicional de também limitar a publicação apenas a amigos. Também não há no app do Facebook a possibilidade de modificar rostos.

Veja abaixo a comparação entre características do recurso de imagens que se autodestroem de WhatsApp e Snapchat:

Fonte: G1
Mais sobre: