Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina é uma das cidades mais inovadoras do Brasil, diz estudo

De acordo com o ranking elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems, a capital piauiense é a 25ª do país que se destacou em inovação e tecnologia em 2016

28/02/2017 15:18

Teresina é uma das cidades mais inovadoras do Brasil. De acordo com o ranking  Connected Smart Cities, elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems, a capital piauiense é a 25ª do país que se destacou em inovação e tecnologia em 2016.

Junto com Teresina, outros 661 municípios brasileiros foram analisados através de 12 indicadores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, economia, governança e inovação. As cidades que se destacaram são consideradas bons exemplos porque investem em ganhos de inteligência pelo uso de ferramentas tecnológicas e de informação, além de investimentos em infraestrutura que melhorem a qualidade de vida da população. 

“Isso reflete o compromisso da nossa gestão em transformar Teresina em uma cidade para as pessoas, com qualidade de vida. No ano passado, investimos mais em saúde e educação, mais até do que o previsto constitucionalmente. Esses investimentos refletem na cidade, na população”, afirma o prefeito Firmino Filho. 

Na educação, por exemplo, foram aplicados mais de R$ 413 milhões com recursos próprios. Os investimentos colocaram Teresina no 1º lugar no IDEB entre as capitais do Nordeste, sendo também a 3ª melhor do país. Junto com isso, houve a universalização da Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos. 

Quanto à saúde, a estrutura de atendimento através das Unidades Básicas foi expandida. Em quatro anos, foram entregues 34 UBs, beneficiando tanto os moradores da zona urbana quanto da zona rural. “Teresina é uma cidade preza pela melhoria da qualidade de vida de sua população. Esses dados mostram isso. Nossa meta para os próximos anos é avançar ainda mais tanto nas áreas prioritárias, como saúde e educação, como na geração de emprego e renda, lazer e mobilidade urbana”, afirma o secretário Municipal de Planejamento, Washington Bonfim.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: