Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sinais analógicos no Brasil começam a ser desligados no dia 29 de março

Para quem ainda não trocou as TVs analógicas pelas digitais, a opção é comprar um Conversor Digital Set-Top e fazer a mudança

25/02/2017 08:14

O Brasil está passando por um processo de transição do sinal analógico para o sinal digital. Em São Paulo, os sinais analógicos devem ser desligados no dia 29 de março e o Nordeste inteiro já está se preparando para o desligamento nos outros estados. A recomendação é substituir todas as TVs analógicas por digitais. No entanto, quem ainda não pode fazer essa substituição, tem também a opção de comprar um conversor o Conversor Digital Set-Top Box, que permite uma TV Analógica funcionar em sinal digital.

Segundo o diretor técnico de TV, Reginaldo Furtado, o conversor é colocado na TV Analógica e atua convertendo o sinal para digital. “Como o Brasil é muito grande e a maior parte da população vive em condições precárias, o governo está disponibilizando para famílias de baixa renda o conversor settop box, um equipamento que vai decodificar os sinais analógicos em digital. Você pode ligar na TV comum, analógica, e o sinal fica muito bom”, explica o diretor.

O equipamento deve ser conectado às televisões que não possuem um sintonizador digital, para que o sinal possa ser convertido pelo aparelho. E para receber os sinais da TV digital, o usuário deve, primeiramente, ter uma antena UHF, que recebe sinal digital. A função do Set-Top Box é a de decodificar os sinais emitidos pelas emissoras e envia-los em alta definição para os aparelhos de TV. Alguns modelos de conversor podem, ainda, ser utilizados para bloqueio de canais e reprodução de fotos em JPEG, músicas em MP3 e vídeos MPEG-2 e MPEG-4.

Reginaldo ressalta, no entanto, que a qualidade do conversor na TV analógica não é tão boa quanto a da TV Digital. “Você não vai ter a mesma qualidade, porque ele é somente uma adaptação de sinal. O conversor vai receber o sinal digital, mas não vai sair em alta definição. A tela que vai exibir não vai ter a mesma quantidade pixel que vai ter na TV Digital”, salienta.


O conversor vai receber o sinal digital, mas não garante uma imagem em alta definição (Foto: Divulgação)

O diretor explica que o Governo vai fazer uma distribuição de TV Digital para famílias de baixa renda que são beneficiadas com algum programa social do Cadastro Único do Governo Federal, como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.

Analógico x Digital

De acordo com Reginaldo, as diferenças entre os sinais estão na questão do sinal digital ter uma melhor qualidade de imagem e som; além de um tempo de menor para processamento de dados. “No sinal digital, há um aproveitamento melhor da cena, porque o que antes era assistido em uma tela pequena, agora vai ser assistir em uma muito maior, então você vai ter a possibilidade de ver mais coisas em uma única tela. A qualidade de áudio e vídeo também vai melhorar. E a resolução vai pra uma resolução que sai de 720 pixels uma relação de 1920 por 1080 pixels” pontua.

Por: Karoll Oliveira - Jornal O Dia
Mais sobre: