Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretário diz temer que crise no país eleve ainda mais o desemprego no Piauí

Gessivaldo Isaías falou sobre os efeitos da crise no estado durante lançamento de aplicativo que vai facilitar atendimentos do Sine-PI.

11/04/2017 12:09

O secretário Gessivaldo Isaías, titular da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), afirmou na manhã desta terça-feira (11) que torce para que a economia brasileira se recupere o quanto antes. Caso contrário, ele acredita que o Piauí deve sofrer ainda mais, inclusive com o aumento do desemprego. 

"Nós somos apenas um estado da federação brasileira. Mas procuramos, da melhor maneira possível, amenizar o impacto dessa crise que está acontecendo no Brasil. E torcemos para que haja uma recuperação, para que o Brasil consiga crescer, porque senão, com o passar do tempo, nós certamente vamos ter um impacto no Piauí maior do que o que já está acontecendo", salienta.

Gessivaldo citou como exemplo a paralisação das obras da Ferrovia Transnordestina no Piauí, que gerava cerca de 2 mil empregos.

A declaração do secretário ocorreu no Palácio de Karnak, durante o lançamento do aplicativo Atende Sine, por meio do qual os usuários poderão realizar agendamentos para emissão de carteira de trabalho, tratar sobre seguro desemprego, entre outros serviços, tudo por meio de um celular que tenha o sistema operacional Android.

O aplicativo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Agência da Tecnologia da Informação (ATI), a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e o Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI).

A ferramenta poderá ser baixada gratuitamente por meio do Play Store. “Dois órgãos do governo se uniram para construir uma ferramenta que vai proporcionar ao cidadão serviço de melhor qualidade, de forma mais moderna e com atendimento mais rápido, evitando filas no atendimento, isso tudo com auxílio da tecnologia”, comenta Avelyno Medeiros, diretor-geral da ATI.

Medeiros ressalta que, além de facilitar a vida dos cidadãos que estão em busca de emprego, o aplicativo também deve gerar uma significativa economia para o Governo do Estado. "São menos pessoas para fazer atendimentos de forma presencial no local,  menos papel sendo gasto, menos tinta para imprimir os papéis, são menos pessoas frequentando um espaço físico, tendo que se deslocar seja com moto, carro, ônibus, pois poderão usar o serviço de sua casa ou de onde estiver”, esclarece.

Na Play Store, o aplicativo aparece com o nome Sine Piauí e será atualizado em breve para Atende Sine.

O secretário Gessivaldo Isaías afirma que o aplicativo representa um marco positivo nas ações desenvolvidas pelo Sine, que, embora seja um serviço de abrangência nacional, é vinculado à pasta do Governo do Estado. 

"Nossa secretaria tem uma preocupação muito grande em incentivar a economia solidária, porque ela é uma saída para várias pessoas que estão saindo do emprego formal. E esse incentivo acontece por meio da qualificação. Hoje nós precisamos ter qualificação, que é o que o mercado está precisando", detalha o secretário titular da Setre.

Por: Cícero Portela e Ithyara Borges
Mais sobre: