Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura de Teresina seleciona jovens para curso da Microsoft

Meta é estimular a criação de startups.

25/04/2015 17:32

A Prefeitura de Teresina realizou neste sábado (25), no Teatro do Boi, bairro Matadouro, o teste seletivo do Projeto Lagoas Digitais para cursos que serão promovidos em parceria com a Universidade Estadual do Piauí e Microsoft. A primeira turma de 30 alunos participará do programa de negócios da Microsoft, intitulado Students to Business, direcionado para as Universidades.

As secretarias municipais de Planejamento (Semplan) e de Economia Solidária de Teresina (Semest) são os órgãos responsáveis pela execução do Lagoas Digitais que visa a capacitação de jovens em tecnologia da informação, com o suporte da Microsoft. O grande destaque entre os cursos, conforme o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim, é a viabilização da criação de startups. Ao todo, 240 estudantes participaram da seleção feita com a aplicada uma prova de conhecimento para os inscritos, a fim de filtrar aqueles que têm perfil para participar do programa, bem como direcioná-los para uma das linhas de cursos. O pro-reitor de Extensão da UESPI, professor Luis Gonzaga, acompanhou a aula inaugural.

O professor Guilherme de Melo, da Microsoft de Belo Horizonte, explicou que atualmente a empresa está investindo mais na prestação de serviços. Os novos profissionais formados com os cursos, segundo ele, terão pela frente um mercado bastante promissor, com alta rentabilidade e um grande leque de oportunidades.  

Prefeitura seleciona jovens para curso da Microsoft

Seleção ocorreu na manhã deste sábado (Foto: Renato Bezerra)

Para o gerente executivo do Programa Lagoas do Norte, Erick Elísio, o Projeto Lagoas Digitais tem um papel importante para o desenvolvimento da economia entre as famílias dos bairros contemplados pelo Lagoas. “E o empreendedorismo que está sendo estimulado entre os jovens da região que agora terão grandes oportunidades com a tecnologia da informação”, disse.

Os cursos 

Os cursos poderão ser realizados nas modalidades presencial e a distância on-line por meio da plataforma de capacitação MVA da Microsoft, aumentando assim sua área de atuação, oferecendo oportunidade de uma boa qualificação para os jovens que residem em outros municípios do Estado.

O programa Students to Business é uma iniciativa da Microsoft, dos parceiros da Microsoft e das principais Universidades do país, com o intuito de capacitar jovens nas áreas de TIC e oferecer oportunidades de emprego. Para isso, inclui diversas ações, sendo as principais capacitações gratuitas nas plataformas Microsoft e aproximação com empresas que buscam mão de obra com esse perfil.

Esse programa capacitou até o momento mais de 100 mil estudantes em todo o Brasil, dos quais mais de 10.000 profissionais foram incorporados imediatamente no mercado de trabalho durante a feira de empregos.

Fonte: Semcom
Mais sobre: