Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

#OdeioGaysPorque escancara preconceito contra gays na web do Brasil

A hashtag abriu uma discussão sobre homofobia na rede social, ganhando destaque no mundo.

07/04/2015 11:17

O ambiente brasileiro do Twitter, ao longo de toda a segunda-feira (6), de uma discussão sobre homofobia. Isso porque figurou nos trending topics — assuntos mais citados na rede social — brasileiros a hashtag #OdeioGaysPorque. Em torno delas, usuários debateram a necessidade desse tipo de manifestação.

As primeiras mensagens com esse tipo de hashtag começaram a surgir às 7h, mas apenas de tarde é que ganharam grande destaque. Começou, então, uma "guerra virtual” entre os dois lados. De um deles estavam os usuários que acharam absurdo esse tipo de manifestação; do outro, estavam os criadores e defensores da tag.

A discussão em torno da tag foi tão grande que, aos poucos, ela ganhou escala mundial e chegou ao segundo lugar dos trending topics de todo o mundo. Mesmo com o intuito ofensivo, a hashtag acabou tendo efeito contrário, com muito mais mensagens contrárias a sua existência do que favoráveis.

Aos poucos o teor preconceituoso se tornou arma poderosa para o combate à homofobia e a tag #OdeioHomofobicosPorque ganhou seu espaço. Além disso, centenas de homossexuais incomodados com a primeira hashtag postaram fotos suas com seus namorados ou maridos como forma de protesto. Por ter atingido os trend topics mundiais, a tag foi, obviamente, muito criticada por usuários estrangeiros do Twitter, que afirmaram "ter vergonha de ver nascer algo assim na internet". 

Fonte: Yahoo Brasil
Mais sobre: