Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novas regras do Facebook incluem auditorias em aplicativos suspeitos

O comunicado da empresa explica que a rede social colabora na criação de apps, para ampliar a conexão com amigos e familiares

22/03/2018 11:47

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (21) seis mudanças nas regras dos usos de aplicativos. "Essas medidas incluem agir sobre potencial abuso que tenha acontecido no passado e colocar fortes proteções em vigor para prevenir abusos no futuro", diz o Facebook.

As modificações surgem após o aplicativo "thisisyourdigitallife" ter capturado dados de 50 milhões de pessoas, que foram usados para favorecer a eleição de Donald Trump para presidência dos Estados Unidos. Os dados foram manipulados pela consultoria Cambridge Analytica.

A rede social diz que terá um padrão mais rigoroso para que os desenvolvedores criem apps e lista seis medidas:

1. Investigação de todos os apps que tiveram acesso a grandes quantidades de informações antes da mudança feita em 2014 para reduzir o acesso a dados, além de auditoria nos apps de atividade suspeita.

2. Informar as pessoas que foram afetadas por apps que fizeram mau uso de seus dados, como o "thisisyourdigitallife".

3. Se alguém não usar um app por três meses o acesso será desabilitado.

4. Mudança nos dados que um app pode pedir para logar a partir do Facebook. Apenas nome, foto de perfil e endereço de email serão fornecidos.

5. Destacar na página da rede social quais são os apps usados pelas pessoas.

6. Recompensar quem identificar vulnerabilidades no apps.

O comunicado da empresa explica que a rede social colabora na criação de apps, para ampliar a conexão com amigos e familiares.  "Mesmo com essas mudanças, temos visto uso abusivo de nossa plataforma e uso indevido de dados das pessoas, e nós sabemos que precisamos fazer mais", diz o comunicado.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: