Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vítima de estupro coletivo precisa de doação de plaquetas urgente

Quadro de saúde se agravou e adolescente teve que voltar ao centro cirúrgico.

01/06/2015 12:00

Uma das adolescentes que estava na Unidade de Cuidados Intermediários está precisando de doação de plaquetas com urgência. Ela tinha feito uma primeira cirurgia de reconstituição facial e iria fazer outra nos próximos dias, mas seu quadro se agravou na manhã de hoje (01).

A paciente teve que voltar ao centro cirúrgico com urgência e o Hemopi não tem estoque. A informação foi repassada pela assessoria de comunicação do HUT, que orienta os doadores a comparecem ao Hemocentro e informar que pretendem doar plaquetas para uma das vítimas de estupro coletivo em Castelo do Piauí.


O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, gravou um vídeo no qual faz o apelo para que as pessoas doem sangue e plaquetas de qualquer tipo sanguíneo. Ele também explica que o motivo do agravamento do quadro de saúde foi devido às complicações do politraumatismo sofrido pela adolescente, que causou um sangramento nas lesões cervicais pela manhã. "Ela foi submetida a uma cirurgia com abertura do tórax, onde havia ficado muitos coágulos", disse o diretor.

Pela manhã, o HUT havia informado que o quadro de saúde das três pacientes internadas no hospital estava evoluindo bem, mas o caso da adolescente que teve sérias lesões na face se complicou. A paciente que está na UTI teve melhora e a sedação começou a ser reduzida. A terceira vítima que está na Unidade de Cuidados Intermediários também apresenta quadro de saúde favorável. Quem apresente o quadro melhor é a adolescente que está em um hospital particular.

O delegado de Castelo do Piauí, Laércio Evangelista, tinha planejado falar com pelo menos duas vítimas ainda nesta segunda-feira. O objetivo é concluir o inquérito o quanto antes. Ele se reuniu ao meio dia com o diretor do Instituto Médico Legal na Delegacia Geral para discutir formas de agilizar o resultado dos laudos solicitados, como o exame de DNA dos suspeitos e o exame de corpo de delito das vítimas.


Mais sobre: