Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereadores cobram urgência para solucionar problemas do hospital infantil

Após visita, eles vão agendar uma audiência com o governador Wellington Dias para pedir intervenção emergencial

19/04/2017 13:44

Uma comissão de vereadores visitou, nesta quarta-feira (19), o Hospital Infantil Lucídio Portela para averiguar denúncias sobre falta de servidores, alimentos, carência de medicamentos e problemas estruturais, como o sucateamento de 79 leitos do Centro de Saúde.

A vereadora Teresa Brito (PV), que propôs o encontro, afirmou que a visita tinha o objetivo de constatar se há veracidade nas acusações. “Recebemos denúncias de que a água da chuva escorre para dentro do hospital e que algumas mães tiveram que preparar alimentos por causa da ausência de servidores”, informou.


O Hospital Infantil é o único de alta complexidade que atende crianças no Estado. Atualmente, 69 leitos da enfermaria estão ocupados e outros oito leitos desocupados por conta de uma reforma no prédio. Uma obra de ampliação da UTI também está prevista e está em tramitação na Caixa Econômica Federal, que analisa a legalidade da obra.

O Diretor do hospital, o médico Vinícius Pontes, declarou que o principal problema é a estrutura do prédio e parte dos recursos humanos, mas que o estado tem trabalhado para resolver as situações. “O problema maior é que o prédio é antigo, precisamos rever, e a parte de recursos humanos, parte de relacionamento, processos de trabalho, a forma de lidar com o usuário”, citou.

Segundo o Diretor, há projetos de obras no centro cirúrgico, enfermaria e criação de salas para procedimentos endoscópicos e brinquedoteca. “O hospital precisa e tem que ser tudo bem planejado porque temos uma estrutura onde ficamos muito presos e vamos ter que fazer a reforma com as crianças aqui”, pontuou.

Como encaminhamento, os vereadores vão agendar uma audiência com o governador Wellington Dias para pedir intervenção emergencial. O objetivo é que os reparos no hospital sejam feitos com urgência.

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: