Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Veja antes e depois de quem perdeu até 75 quilos sem cirurgia ou remédio

Nutricionista afirma que o recomendável é perder 0,5kg por semana.

20/05/2015 16:14

Mudar hábitos exige de qualquer pessoa muita dedicação e força de vontade. Para quem está acima do peso, tomar a iniciativa de modificar a rotina em prol de uma vida saudável não é uma atitude tão fácil e requer motivação.

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde no mês passado revelou que mais da metade da população brasileira está acima do peso, cerca de 52,5%, e que este número vem crescendo a cada ano. Além disso, o levantamento aponta que o excesso de peso é maior entre os homens.

O Turismólogo Mauro Estrêla, de 27 anos, pesava 165 kg e decidiu parar de engordar quando suas calças, feitas sob medida no tamanho 62, começaram a não entrar mais. Segundo Mauro, a ideia inicial era manter o peso. “Eu não queria emagrecer, só não queria mais engordar. No início não mudei muito minha alimentação, só diminui a quantidade de alguns alimentos que eu consumia”, afirma.

Mauro Estrêla começou a reduzir a alimentação, deixou de comer três sanduíches em uma refeição e passou a comer dois. Em 8 meses ele perdeu 20kg, sem praticar nenhum tipo de atividade. “Foi só a quantidade e não qualidade da alimentação que eu modifiquei. Mas a partir daí me senti motivado e comecei a praticar atividade física”, declarou.

Em um ano, com exercícios físicos e qualidade alimentar, Mauro perdeu 50kg. “Hoje é um novo Mauro. Não consigo me ver naquele corpo. Amo treinar. Consegui transformar meu treino em forma de lazer. Hoje eu busco um corpo são, um equilíbrio entre a mente e o corpo. Busco qualidade de vida. Tudo muda através da alimentação”, assegura.

Em cinco anos, Mauro Estrêla parou de tomar refrigerante e de comer doces e frituras. Perdeu 75kg e garante que o resultado foi obtido com dedicação e esforço. “Perdi peso sem cirurgia e sem medicação. Só com atividade física. Eu nadava, fazia musculação, aula de dança. Alimentação também é muito importante. Comecei a pesquisar e estudar sobre os alimentos”, disse.

Mulher perde 21 kg após 10 meses de dieta e atividade física

Por insatisfação pessoal, Juliana Lima, de 27 anos, tomou a decisão de mudar o corpo através da reeducação alimentar quando chegou a pesar 95 kg. “No início eu optei por substituir refeições por uma nutrição complementar. Como tenho uma rotina muito corrida, eu pulava muitas refeições, não comia de 3 em 3 horas e não ingeria água. Comecei a beber água, comer bastante frutas e substituir o almoço pela nutrição complementar”, relata.

Após a mudança, ela afirma que cortou refrigerante, diminuiu o consumo de pão e arroz, e começou a fazer atividade física. Nos primeiros 40 dias Juliana chegou a perder 8 kg. “Depois disso eu vi que podia mais e passei a me esforçar. Comprei um aparelho e fazia os exercícios em casa porque eu não tinha tempo”, conta Juliana.

Segundo ela, um dos fatores que contribuía para o ganho de peso era a ansiedade. “Eu passava no supermercado e comprava uma lata de brigadeiro, e comia sozinha em uma manhã. Eu tinha um problema de ansiedade muito grande. Hoje, eu bebo água ao invés de comer doces, agora eu como frutas ao invés de comer massa”, comenta.

Com 10 meses após a reeducação alimentar e a atividade física, Juliana Lima perdeu 21 kg e afirma se sentir bem com o novo corpo.

Nutricionista orienta perda de peso de forma gradual e contínua

Para a nutricionista Dilina Marreiro, o mercado possui uma vasta possibilidade de produtos nutricionais que auxiliam o processo de forma correta e assegura que cada pessoa possui necessidades diferentes. “Nutricionalmente, tem que equilibrar a alimentação com o valor calórico reduzido, mas que atenda à necessidade de cada pessoa. A gente precisa de lipídios também na dieta, apesar do alto valor calórico. O correto é colocar na quantidade certa. O brasileiro faz uso de pão, leite e frutas, então a gente consegue fazer uma dieta em cima disso.”

Reduzir o consumo de calorias é a opção mais eficiente diante de uma dieta para a perda de peso. “É preciso diminuir a ingestão calórica e colocar nutrientes que o organismo precisa”, completa Dilina Marreiro, afirmando que para a obtenção de um resultado mais satisfatório é preciso que essa redução seja gradual e contínua, junto com o acompanhamento de um especialista.

A nutricionista diz ainda que o profissional deve avaliar a cada 15 dias o processo de emagrecimento do paciente. ”É recomendável que se perca 0,5kg por semana. Existe uma variação biológica e cada organismo responde de uma forma. Quando se perde peso lentamente o organismo nem percebe e não fica agressivo”, esclarece.

O desequilíbrio da alimentação também pode causar sérios riscos à saúde. A dieta feita de forma errada, em busca da perda de peso de forma mais rápida, pode trazer complicações para saúde e prejudicar o sistema imunológico, alerta a nutricionista.

No momento da compra de produtos para alimentação é preciso ter cuidado e prestar bastante atenção no que se coloca no carrinho. Quem toma a decisão de perder peso tem que manter o foco ao adquirir os produtos e investir em alimentos menos calóricos para auxiliar na dieta.

Para a nutricionista, quem faz a substituição de alimentos calóricos na hora das compras, como biscoitos, enlatados e massas por frutas e verduras, pode, inclusive, pagar mais barato. “Tem que saber escolher. Existem várias ‘bobeiras’ no supermercado que saem mais caras e fazem mal, e que, nutricionalmente, são péssimos”, lembra Dilina. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges (estagiária)
Mais sobre: