Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Uso excessivo de telas entre jovens pode causar dores e puberdade precoce, aponta estudo

Pesquisa foi publicada na revista científica Healthcare

25/03/2023 12:00

Um estudo publicado na revista científica Healthcare mostra que o uso prolongado de telas é um dos fatores de risco para a saúde da coluna. De acordo com a pesquisa, o uso de telas por mais de três horas por dia, a pouca distância entre o equipamento eletrônico e os olhos, a utilização na posição deitada de prono (de barriga para baixo) e na posição sentada, são fatores de risco. O foco do estudo foi a chamada dor no meio das costas (thoracic back pain, ou TSP). 

Mais de 1.600 estudantes do sexo feminino e masculino, com idades entre 14 e 18 anos, foram avaliados entre março e junho de 2017. Metade dos jovens foram reavaliados em 2028. A pesquisa constatou que os adolescentes tiveram TSP tanto em 2017 quanto em 2018. Cerca de 38,4% relataram sentir as dores, enquanto 10,1% não notificaram TSP. O estudo também relevou que as dores na coluna ocorrem mais nas meninas do que nos meninos.

(Foto: Reprodução/Internet)

Segundo um dos autores do artigo, Alberto de Vitta, doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor em saúde pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), alguns fatores explicam a diferença de relatos entre os sexos. “A diferença entre os sexos pode ser explicada pelo fato de as mulheres relatarem e procurarem mais apoio para dores músculo-esqueléticas, estarem mais expostas a fatores físicos, psicossociais e de stress, terem menos força do que os homens, apresentarem alterações hormonais resultantes da puberdade e baixos níveis de atividade física”, explica. 

O professor ressalta que a TSP tem tratamento. “Há vários tipos de tratamentos como, por exemplo, a reeducação postural global, o pilates e a fisioterapia baseada em recursos eletrotermofototerapêuticos: ultrasom, laser, entre outros”. 

Fatores de risco físicos, fisiológicos, psicológicos e comportamentais ou uma combinação deles podem estar associados à TSP. “As dores musculoesqueléticas, como na coluna torácica, lombar e cervical, são multidimensionais”, explica o pesquisador. 

“Os fatores físicos (carteiras inadequadas, mochilas com peso acima do recomendado e outros), comportamentais (utilizar os equipamentos eletrônicos acima de três horas por dia, posturas inadequadas) e os fatores de saúde mental (sintomas emocionais, stress etc) estão associados a essas dores”.

Rotina

O ideal é que a criança mantenha uma rotina com hábitos saudáveis de vida, com atividade física, sono adequado e alimentação natural, com consumo reduzido de produtos industrializados, o que naturalmente já reduz o tempo livre para uso de telas, aconselha a médica. “É importante lembrar que a criança aprende com o exemplo dos pais. Então, é fundamental que o controle do tempo de tela seja de toda a família e não apenas da criança,” completa. 

Outras atividades podem ajudar a diminuir esse tempo. “Criar rotinas como hábito de leitura, brincadeiras recreativas, jogos de tabuleiro, desenho, quebra-cabeças. Além disso, usar o fim de semana para reunir a família fora de casa, se possível em contato com o sol e a natureza podem ajudar”, sugere a endocrinopediatra.

Fonte: Agência Brasil
Mais sobre: