Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UPA do bairro Renascença pode atender até 350 pacientes por dia

Unidade tem capacidade para realizar atendimentos de clínico geral, pediatra, ortopedista, exames laboratoriais, eletrocardiograma e Raio X

03/09/2015 07:37

Recém-inaugurada, a Unidade de Prontoatendimento (UPA) Pastor José da Silva Neto, localizada no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina, tem capacidade para atender, em 24 horas, 350 pacientes. Apenas no primeiro dia de funcionamento, a unidade atendeu cerca de 100 pacientes. 

A UPA do renascença presta serviços de pediatria, clínica médica e traumatologia e conta com seis médicos plantonistas durante o dia e cinco durante a noite. Além disso, tem capacidade para realizar atendimentos de clínico geral, pediatra, ortopedista, exames laboratoriais, eletrocardiograma e Raio X.  Segundo a assessora especial para abertura da UPA, Juracília Jericó, a unidade não faz internação; o paciente deve ficar no máximo 24h e, de acordo com o caso, receberá alta ou será encaminhado para um hospital da rede. 

“A UPA é intermediária entre a unidade básica e a rede hospitalar. Não interna pacientes, mas funciona 24 horas. Atende desde a consulta médica mais simples até um trauma. Faz o primeiro atendimento, estabiliza e encaminha para a rede hospitalar de acordo com o paciente”, explica Juracília Jericó, acrescentando que a unidade conta com 21 leitos, sendo 15 de observação, quatro de estabilização e dois de isolamento. 

Foto: Assis Fernandes/ ODIA

De acordo com Juracília, a UPA iniciou com 225 funcionários técnicos, fora os funcionários de apoio; no total, são 261 funcionários efetivos. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Teresina, esses profissionais da rede de saúde são remanescentes do concurso realizado em 2011. 

Ainda segundo a Prefeitura, foram convocados 269 profissionais classificados nesse concurso; deste total, 168 são técnicos de enfermagem, sendo que 84 irão trabalhar na UPA do bairro Renascença. Na última sexta-feira (29), foram convocados mais 51 profissionais desse certame, muitos deles irão ser lotados na UPA. Para completar o quadro de pessoal, será realizado concurso com 44 vagas, sendo 18 para médicosclínico, 14 pediatras, seis técnicos em gesso e seis técnicos em patologia clínica. “O concurso está com inscrições abertas até o dia 11 de setembro, com prova em 4 de outubro e a finalização do certame será até o final de novembro”, revela Juracília Jericó. 

População aprova agilidade 

A moradora do Parque Poty II, Iranice de Sousa, conta que as pessoas da região esperavam com aflição pela UPA do Renascença, pois na zona Sudeste apenas o posto do Dirceu II fazia atendimentos e, por isto, havia superlotação e muita demora em receber atendimento. “Meu filho acordou hoje com dores no corpo, o trouxe aqui e foi atendido com muita rapidez, muito diferente da realidade que tínhamos antes”, declara. 

Segundo Juracília Jericó, a demora para a inauguração da UPA aconteceu por problemas na edificação. “Houve, por exemplo, a necessidade de fazer um muro de arrinco, uma estrutura muito pesada e demandou um tempo maior. Fora isso, a questão dos processos licitatórios”, afirma. 

Sobre a questão da Parceria Público Privada para a gestão da UPA, que foi cogitada no ano passado, Juracília declara que isto já existe em vários estados brasileiros, porque o maior desafio da saúde é a gestão. “A organização social faria a gestão, mas o mando seria da Prefeitura. Contudo, os processos judiciais levaram muito tempo e o prefeito preferiu tornar a gestão pública, porque já não dava mais para esperar, a UPA já estava pronta e a população precisando”, completa.

Por: Ana Paula Diniz - Jornal O Dia
Mais sobre: