Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresinenses devem buscar roupas adequadas para se proteger do sol

Neste período, para as mulheres, o recomendado é usar shorts, saias e vestidos. E para os homens, as bermudas, evitando os tecidos sintéticos

02/09/2015 07:19

O B-R-O-Bró chegou e a ação dos raios ultravioletas (UVA e UVB) torna-se mais intensa e representa grandes riscos para a pele, com o aparecimento de rugas, manchas brancas (leucodermia) ou escuras (melanoses solares), assim como outras alterações na pele, que podem piorar pela exposição ao sol, como lúpus ou doenças do grupo das fotodermatoses. 

A radiação ultravioleta (UV) corresponde a cerca de 7% do total de radiação emitida pelo sol e é dividida em três subintervalos: UVA, UVB e UVC. Cada comprimento de onda exerce um efeito diferente sobre os seres humanos. Conforme o tempo e intensidade da exposição, os efeitos vão desde a síntese de vitamina D3 até o envelhecimento precoce e o câncer de pele. 

Segundo a dermatologista Sheila Castelo Branco, as roupas adequadas para esta época do ano são as de cores claras, que absorvem menos radiação, e roupas leves. “É preferível que se use tecido de algodão e evite tecidos que esquentam mais, como os sintéticos, que dificultam a transpiração”, explica, acrescentando que é indicado também usar boné ou chapéu de abas largas para proteção do rosto e óculos escuros para proteger dos olhos. Para as mulheres, o recomendado é usar shorts, saias e vestidos. E para os homens, bermudas, evitando os tecidos sintéticos. 

Foto: Assis Fernandes/ ODIA

É importante também se manter hidratado e “beber muita água. Ao acordar, já tomar um copo de água e também nos intervalos do trabalho”, explica a dermatologista. Ela pontua que o filtro solar é indispensável para evitar o câncer de pele e, para as pessoas que têm acne, devese procurar um dermatologista para a indicação de um protetor solar adequado para o tipo de pele.

“Além dos protetores químicos, recomendamos também os protetores físicos, principalmente para as pessoas que se expõem muito ao sol”, explica a dermatologista. 

Hoje, pode-se encontrar no mercado roupas e acessórios com proteção solar. Estas roupas são fabricadas com tecidos que levam em sua composição fios à base de dióxido de titânio, que proporcionam proteção contra a radiação ultravioleta. Outros, como o algodão, recebem um aditivo no processo de tingimento, que também é um absorvedor de raios ultravioletas. 

Por: Ana Paula Diniz- Jornal O Dia
Mais sobre: